Esse tipo de vegetação ocorre em áreas de elevada latitude, com baixa temperatura, precipitação, principalmente, sob a forma de neve e solo que se mantém congelado durante 10 meses por ano (permafrost). A vegetação floresce quando a camada da superfície derrete nos longos dias de verão e expõe o solo superficial. O permafrost subjacente permanece congelado e a água da superfície não pode ser drenada, produzindo condições pantanosas. A vegetação é composta, principalmente, de juncos, musgos, liquens e gramíneas.
Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2021 (Adaptação).
O tipo de vegetação descrito no texto corresponde à
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia os textos I e II, a seguir, e resolva as questões
TEXTO I
Procura-se
Procura-se um lugar que tenha cheiro e gosto de mato, mas não seja mato, pois a
vida em comunidade, respeitados os espaços particulares, é a melhor
Aquele jeito tranquilo de viver, casa depois de casa, ruas calmas e sem barulho, vizinhos se cumprimentando a cada vez que se encontravam e a certeza que todos tinham de que, diante de qualquer necessidade, muitas mãos surgiriam para ajudar, colaborar, trabalhar junto. A palavra valendo mais do que qualquer documento passado em cartório, mas os compromissos escritos sendo, também, certamente cumpridos. A cidade crescendo em harmonia com seus habitantes.
Todas as crianças na escola pública, que nem se dizia de qualidade porque não se conhecia o contrário. A educação sentida como o passaporte indispensável para o crescimento, herança maior que os pais legavam a seus filhos, que todo país deve a seus cidadãos.
Procura-se por uma vida simples e comum – mesmo que aqui seja uma metrópole e haja muito asfalto, muitos prédios, muitos carros e essa estonteante luta pela sobrevivência. Civilidade, civilização. Lixo na lata de lixo. Regras de convivência respeitadas. Conhecer o próprio direito e valorizar o do semelhante. Sem mágica, discursos e demagogia, uma transformação possível de ser conquistada com competência, solidariedade, trabalho e muita honestidade.
“Aqui vive um povo que merece mais respeito e belo é o povo como é belo todo amor.” Sonhar utopias e realizar o possível e o necessário. Sem a vã glória do poder. Espírito público, servir ao público. Pensar antes de falar e fazer besteira. Refletir. Não há deuses nos palácios. A vida brasileira pode e deve ser uma jornada feliz, ou pelo menos mais feliz do que é para muitos. Procura-se com muita vontade.
BRANT, Fernando. Procura-se. Jornal Estado de Minas. 20 de maio de 2009.
VOCABULÁRIO
Legavam: deixavam, transmitiam.
Demagogia: manipulação da população em função de interesses próprios e pouco lícitos.
.
TEXTO II
Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond. Cidadezinha Qualquer. Disponível em: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html. Acesso em: 15 de julho de 2009.
O narrador do texto I externa um desejo, uma busca em relação à sociedade. Explique o tipo de sociedade que o narrador procura. Justifique sua resposta com duas passagens do texto.
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A pressão de vapor de um solvente líquido diminui devido à presença de um soluto não volátil (efeito tonoscópico), afetando a temperatura de fusão (efeito crioscópico) e a temperatura de vaporização do solvente (efeito ebulioscópico). Faz-se uso destes fenômenos, por exemplo, nos anticongelantes utilizados nos radiadores de automóveis e nos sais empregados para fundir gelo em regiões onde há ocorrência de neve. Os líquidos A, B, C e D, listados abaixo, estão a 1atm e a 25ºC e apresentam, respectivamente, pressões de vapor PA, PB, PC e PD.
Líquido A: 100 mL de solução 0,01 mol/L de NaCℓ em água.
Líquido B: 100 mL de água.
Líquido C: 100 mL de solução 0,01 mol/L de glicose em água.
Líquido D: 50 mL de água.
Assinale a alternativa correta com relação à pressão de vapor dos líquidos A, B, C e D.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Houve momentos de profunda crise na história mundial contemporânea que representaram, para o Brasil, oportunidades de transformação no campo econômico. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova Iorque (1929), por exemplo, levaram o Brasil a modificar suas estratégias produtivas e a contornar as dificuldades de importação de produtos que demandava dos países industrializados.
Nas três primeiras décadas do século XX, o Brasil
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto I
Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos
Cientistas da University College de Londres afirmam ser capazes de detectar o amor com tomografias. Elas mostram que os primeiros sinais de amor verdadeiro produzem mudanças claras no cérebro das pessoas, que podem ser vistas por meio de ressonância magnética. “Nós observamos a atividade no cérebro produzida pela visão da foto da pessoa amada”, explica o neurobiólogo Semir Zeki.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0607200004.htm>. Acesso em: 17 fev. 2014.
Texto II
A prova do amor
“Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos.”
Quando é que nós vamos casar, perguntava ela, impaciente – e não sem alguma razão: estavam juntos havia cinco anos, e o namorado não se decidia. E não se decidia, segundo alegava, por uma boa razão: não sabia ao certo se a amava. [...] Como se comprova objetivamente o amor?
A moça não estava disposta a continuar essa discussão, para ela bizantina. Deu-lhe um ultimato: que resolvesse de uma vez se a amava ou não. O que o deixou consternado. [...] Foi então que leu no jornal a notícia sobre o trabalho dos pesquisadores ingleses. Sim, ali estava a solução para seu problema.
Por meio de um amigo médico, fez contato com os cientistas, oferecendo-se como cobaia. Para sua alegria, eles o aceitaram. E assim, sem nada dizer à namorada, ele tomou o avião e foi para Londres.
O teste foi muito simples. Pediram-lhe que olhasse durante alguns minutos a foto da namorada, que trouxera consigo. Depois disso, fariam uma tomografia para avaliar a atividade cerebral em certa área que eles, espirituosamente, denominavam “área do amor”. Pediram só algum tempo para discutirem os achados: não queriam cometer erros.
No dia seguinte lá estava ele, ansioso. O cientista que o recebera veio a seu encontro, sorridente: nunca tinham visto tanta atividade na área do amor. O seu cérebro, concluiu, é o retrato da paixão.
Agora seguro quanto a seus sentimentos, ele voltou para o Brasil. Na semana seguinte, casou.
De maneira geral, pode-se dizer que é feliz. Mas às vezes briga com a mulher, às vezes fica com o saco cheio do casamento. E é então que uma dúvida lhe ocorre, uma dúvida cruel para a qual ele não tem resposta, ou não quer encontrar resposta: e se tivessem trocado a tomografia?
SCLIAR, Moacyr. “A prova do amor”. In: Folha de S.Paulo, 10 jul. 2000. Adaptado.
No texto II, percebe-se o humor no trecho:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o trecho a seguir. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” ( Constituição Federal de 1988, artigo 205.) Além da Constituição Federal, de 1988, existem, ainda, duas leis que regulamentam a Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Disponível em: http://www.guiadedireitos.org. Acesso em: 04 abril 2015.
Enunciado:
Qual é o objetivo desses documentos?