Entre o século XVII e os primeiros anos do século XVIII, ocorreram rebeliões em diferentes áreas da colônia, devido à insatisfação em relação ao valor alto dos impostos. Isso exigia muito sacrifício da população colonial e os conflitos com a metrópole começaram a acontecer:
Em fins do século XVIII, ocorreram novos conflitos entre a população colonial e a Coroa, em função de maior exploração por parte da metrópole, e ao mesmo tempo, a divulgação de ideias de liberdade, vindas da Europa, dando origem a movimentos conhecidos como conjurações ou inconfidências.
Escreva dois motivos que deram origem a movimentos como conjurações ou inconfidências.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data-Show)
- Materiais variados como: papéis coloridos de várias gramaturas, texturas, estampas, tintas coloridas variadas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola alto relevo, papéis de bala, tecidos, E.V.A, tampinhas, linhas, etc .
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Pratinhos de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá reproduzir imagens (data-show) de alguns trabalhos de artistas, mostrando para as crianças as outras formas que eles empregam as cores, sem ser nas pinturas, e os diversos materiais utilizados por eles.
Disponível: https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pratos-9346
https://www.escritoriodearte.com/artista/candido-portinari/estrela-3196
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/2009/06/picasso-y-la-ceramica.htm
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/search/label/Artistas
https://catracalivre.com.br/arquivo/artista-cria-obras-de-arte-em-3d-a- partir-de-tirinhas-de-papel/
- O professor vai falar um pouco sobre o artista Aldemir Martins e sobre a obra que vai ser trabalhada.
Disponível:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldemir_Martins
https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pavao-7922
Serigrafia sobre papel
1995 - 70 x 100 cm
- Este trabalho deve ser feito individualmente.
- O professor vai colocar as carteiras em forma de U, dentro da sala .
- O professor deverá imprimir a imagem do “Pavão – Aldemir Martins” em tamanho grande e colocar na frente do quadro para melhor visualização das crianças.
- Instrua as crianças a observar a imagem e os detalhes que ela possui. Observar as cores, formas, texturas, etc.
- Distribua os pratinhos de papel, cola e tesoura para cada criança.
- Instrua sempre as crianças sobre o manuseio da tesoura e cola.
- Peça as crianças para fazerem um desenho livre, se inspirando na obra que está exposta.
- Esta atividade é bem legal pois mostra como cada criança enxerga esta obra.
- Instrua as crianças sobre o tamanho do desenho e o enquadramento deste, dentro do pratinho.
- Depois do desenho pronto, coloque todos os materiais disponíveis em cima de uma mesa grande, no centro da roda, e deixe as crianças escolherem os materiais que vão usar para fazer o acabamento do desenho na releitura desta obra.
- Fale com os alunos para fazer a colagem dos materiais no trabalho somente depois de ter definido o local .
- Incentive-as a misturar colagens com desenhos misturando os materiais para ficar uma composição bem legal.
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho, dar um nome para seu pavão.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/421790321321279473/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/437341813808014555/
EXPERIÊNCIA NA ARTE
- Química | 3.7 Polímeros
Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes e provocam a chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma solução aquosa contendo uma substância adequada.
Considere as informações das substâncias listadas no quadro.
Substância
Equilíbrio em solução aquosa
Valor da constante de equilíbrio
Fenol
C6H5OH+H2O -> C6H5O- + H3O+
1,3 . 10-10
Piridina
C5H5N+H2O -> C5H5NH+ + OH-
1,7 . 10-9
Metilamina
CH3NH2+H2O -> CH3NH3+ + OH-
4,4 . 10-4
Hidrogenofosfato de potássio
HPO42-+H2O -> H2PO-4 + OH-
2,8 . 10-2
Hidrogenossulfato de
potássio
HSO-4+H2O -> SO2-4 + H3O+
3,1 . 10-2
Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases poluentes é o(a)
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(FUVEST 2011 1° FASE) O quadro abaixo lista características que diferenciam os reinos dos fungos, das plantas e dos animais, quanto ao tipo e ao número de células e quanto à forma de nutrição de seus integrantes.
Característica
I
II
III
Tipo de célula
Exclusivamente procarióticos
Maioria eucariótico
Exclusivamente eucarióticos
Número de células
Exclusivamente unicelulares
Unicelulares ou pluricelulares
Exclusivamente pluricelulares
Forma de nutrição
Exclusivamente heterotróficos
Autotróficos ou heterotróficos
Exclusivamente autotróficos
Com relação a essas características, os seres vivos que compõem o reino dos fungos estão indicados em:
- Geografia - Fundamental | 5.01 Estados Unidos
Texto base:
Enunciado:
a) Aponte os fatores que contribuíram para que os Estados Unidos se tornassem a maior potência do mundo.
b) Cite uma influência estadunidense observada em nosso dia a dia.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Disponível em http://whiplash.net/materias/biografias/099509-jimihendrix.html. Acesso em: mar. de 2012.
A música possuía uma estrutura melódica simples e na letra destaca-se o refrão “Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz.” A motivação para o protesto do casal famoso, bem como de grande parte da sociedade norte-americana era a Guerra do Vietnã que