Leia o texto a seguir e responda à questão.
Que espetáculo é esse, capaz de atrair a atenção de 1 bilhão de pessoas por noventa minutos? Que mistério é esse, capaz de fazer 1⁄6 da população mundial parar para acompanhar 25 homens correndo em direções desconexas sobre um palco verde com linhas brancas? Por que apenas um desses homens, com uma esfera nos pés, é capaz de hipnotizar a multidão e, a seguir, surpreendê-la? Por que algo tão simples como chutar uma bola modifica vidas, produz riqueza, paralisa países? Esta é uma história que começou na Inglaterra.
Em 150 anos, o futebol redefiniu a palavra esporte, interrompeu guerras, gerou ídolos, lendas, celebridades. Virou e revirou a indústria do entretenimento, estendeu sombras enormes atrás de corpos franzinos, transformou meninos pobres em ícones planetários, criou modas, gerou empregos e se tornou o jogo mais jogado do mundo. Uma bola, três juízes, 22 jogadores e pronto – podemos acompanhar a final da Copa do Mundo ou o grande clássico de Gana, entre Asante Kotoko e Hearts of Oak, num campo que tem mais terra do que grama.
Este Almanaque é um inventário sobre um esporte que apaixona e mesmeriza. O hábito de chutar uma esfera por diversão tem idade imprecisa. Existem indícios de que brincar com a bola nos pés é diversão há mais de cinco mil anos. A redonda já rolava na China milenar, na Grécia Antiga, no Império Romano, em sacrifícios mais... até que os ingleses mataram a distinta no peito e resolveram discipliná-la.
Isso aconteceu em 1863. E é dessa história que começamos a falar nas páginas seguintes. Da história, dos times, das seleções, dos craques, do folclore. De tudo o que se escreveu e falou sobre futebol, especialmente no Brasil. Afinal, este é o autodeclarado país do futebol, terra de 190 milhões de treinadores, todos responsáveis orgulhosos elas cinco estrelas que a seleção carrega no peito.
(POLI, Gustavo & CARMONA, Lédio. Almanaque do Futebol Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB Cultural, 2009. p. 9)
Sabe-se que uma oração subordinada adjetiva restritiva, como o próprio nome já o diz, restringe e particulariza o sentido de um substantivo ou pronome que a antecede. Através desse conceito, identifique a alternativa na qual a oração em destaque apresenta essa função.