14. Texto base: A imagem se refere ao modelo geocêntrico, que mostra a posição dos astros no céu, segundo o matemático e astrônomo Cláudio Ptolomeu no século II d.C. Disponível em: <https://goo.gl/kCbnOX>. Acesso em: 26 out. 2015.
Enunciado:
a) Descreva a posição da Terra nesse modelo.
b) Explique como o Sol seria classificado nesse modelo.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST 2010 1ª FASE) A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Leia o texto a seguir.
As capitanias hereditárias marcaram nossa história. Muitos estados brasileiros guardam o nome da capitania e se assemelham no tocante ao espaço físico. Mas o que ficou marcado mesmo em nossa alma é a certeza de que, se você pretende ser dono de longas extensões de terra, é preciso ser amigo do rei ou herdar de alguém.
NUNES, Jovane. A outra história do Brasil: a versão desavergonhada e sem cores explica tudo. São Paulo: Planeta Brasil, 2009. p. 33. (Fragmento)
Qual é o principal objetivo do autor texto?
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso.
A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores.
Tal organização é fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado. Acesso em: 08 out. 2012.
Releia a frase a seguir.
“Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados...”
O sujeito dessa frase, o guará, pode ser substituído por um pronome pessoal. Cite esse pronome.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
O desenho retrata a fazenda de São Joaquim da Grama com a casa-grande, a senzala e outros edifícios representativos de uma estrutura arquitetônica característica do período escravocrata no Brasil. Esta organização do espaço representa uma