(FUVEST 2010 1ª FASE) A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas.
Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada. Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens apresentadas nos itens 2 e 3 do desenvolvimento, ampliadas para o tamanho A4, impressas coloridas e montadas sobre papel colorset preto, com margem de 7cm;
- Cartolina branca, tamanho A4;
- Lápis de cor;
- Canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o conceito de Saltimbancos :
"Por volta do século 12, apareceram na Europa companhias de teatro que iam de cidade em cidade. Este teatro já não tinha nada de religioso, e seus atores e atrizes, chamados de saltimbancos, literalmente carregavam a casa nas costas. E não só a casa: os cenários das peças, seus figurinos (as roupas usadas), maquiagem, etc. Eles andavam em carroças, sempre em bandos, chamados trupes, e não tinham morada certa. Eles também representavam peças engraçadas ou dramáticas, como os gregos. Hoje, esse teatro itinerante também é conhecido como teatro mambembe."
Disponível em: < http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar, de 2014.
2 - Apresente agora uma representação de um Teatro Saltimbancos:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 1: Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg>. Acesso em 19 mar. 2014.
Imagem 2 : Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar. de 2014.
3 - O artista espanhol Pablo Picasso representou assim um grupo de Saltimbancos:
PICASSO, Pablo. Família de Saltimbancos. Óleo sobre tela. 212,8 X229,6 cm.1905. National Gallery of Art. Washington, Estados Unidos. Disponível em: <http://artehistoriadaarte.blogspot.com.br/2010/09/familia-de-saltimbancos.html> Acesso em 17 março 2014.
4 - Convide os alunos a imaginar a vida destes atores por entre os caminhos das cidades medievais em formação. Observando os personagens representados por Picasso, vemos uma bailarina, um Pierrô, um bufão. Vemos também dois meninos e uma mulher. Note que eles não possuem riquezas, pelo contrário: não há bagagens e estão à beira de uma estrada.
5 - Divida os alunos em duplas para que conversem sobre as ideias que lhes vem à mente, a fim de que possam de realizar um desenho com o mesmo tema: os saltimbancos. Lugares, personagens, figurinos, uma carroça que transporte a trupe, um cenário?
6 - Distribua cartolina branca no tamanho A4, canetinhas coloridas e lápis de cor.
7 - Realize uma exposição com os desenhos, montando cada um sobre papel colorset colorido com margem de 7cm.
- Ciências - Fundamental | 02. Ciclo da Vida
Analise ao gráfico a seguir.
Disponível em: http://goo.gl/UwWDpg. Acesso em: 18 abr. 2015
A) Que indicador de saúde é mostrado no gráfico?
B) Em qual região a taxa de mortalidade infantil é menor?
C) Proponha uma solução, para reduzir a taxa de mortalidade infantil da região Nordeste
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
No circuito da figura cada lâmpada incandescente L dissipava 4,00 watts sob uma tensão inicial Vo mantida pela bateria de fem e resistência interna desconhecidas. Quando, então, o filamento de uma das lâmpadas se rompeu (anulando sua corrente), observou-seque a tensão nas lâmpadas aumentou para 5Vo/4 Considerando as lâmpadas como resistências comuns (constantes), a potência total dissipada, em watts, nas duas lâmpadas que permaneceram acesas é:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Primavera Árabe foi um conjunto de movimentos populares iniciado no final de 2010 na Tunísia, no norte da África, e que se espalhou por diversos países dessa região e do Oriente Médio, onde: