Os crescentes casos de violência que, recorrentemente, têm ocorrido em nível nacional e internacional, diuturna e diariamente noticiados pela imprensa, convidam a pensar em uma situação de patologia social. No entanto, para Durkheim, o crime, ainda que fato lastimável, é normal, desde que não atinja taxas exageradas. É normal, porque existe em todas as sociedades; para o sociólogo, o crime seria, inclusive, necessário, útil. Sem pretender fazer apologia do crime, compara-o à dor, que não é desejável, mas pertence à fisiologia natural e pode sinalizar a presença de moléstias a serem tratadas.
O crime seria, pois, para Durkheim, socialmente funcional, porque
Questões relacionadas
- Física
A condução de impulsos nervosos através do corpo humano é baseada na sucessiva polarização e despolarização das membranas das células nervosas. Nesse processo, a tensão elétrica entre as superfícies interna e externa da membrana de um neurônio pode variar de -70mV - chamado de potencial de repouso, situação na qual não há passagem de íons através da membrana, até +30mV - chamado de potencial de ação, em cuja situação há passagem de íons. A espessura média de uma membrana deste tipo é da ordem de 1,0 × 10-7m. Com essas informações, pode-se estimar que os módulos do campo elétrico através das membranas dos neurônios, quando não estão conduzindo impulsos nervosos e quando a condução é máxima, são, respectivamente, em newton/coulomb,
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A Convenção esclarece e impõe que todas as crianças do mundo sejam respeitadas igualmente , buscando , assim, uma vida saudável. Ao assinarem essa lei os países se comprometeram a
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Considerando doenças e seus sintomas, numere os parênteses de acordo com a seguinte indicação.
1. Cólera
2. Sífilis
3. Hanseníase
4. Tuberculose
( ) Infecção sexualmente transmissível causada por Treponema pallidum.
( ) Causa diarreia aguda, vômito e pode provocar câimbra e olhos turvos.
( ) Transmitida pela inalação de gotículas contendo o bacilo de Koch.
( ) Afeta pele e nervos periféricos e é causada por Mycobacterium leprae.
A sequência correta, de cima para baixo, é
- História - Fundamental | 10. Povos antigos da américa
Leia o texto a seguir e responda
Religião e poder
Quando os incas e astecas dominaram vários grupos com suas vitórias nas guerras, eles não os submetiam diretamente à escravização ou exploração. Procuravam garantir o bom funcionamento de seus impérios tornando as relações mais serenas, deixando claro quem mandava, mas fazendo acordos que estabeleciam direitos e deveres mútuos.
Assim, os vencidos que passavam a fazer parte dos impérios inca ou asteca deviam obediência, pagamento de tributos e respeito aos seus reis e deuses. Em compensação, as terras e comunidades dos povos dominados poderiam continuar com seus próprios chefes e deuses, desde que esses se tornassem subordinados às divindades e chefias dos impérios dominantes. Ao aceitar o acordo, os povos vencidos tinham direito à proteção do império, ou seja, os dominantes deviam zelar por seu bem estar econômico e espiritual e fornecer-lhes o auxílio necessário em tempos de dificuldades ou em ocasiões de festividades religiosas ou de amplos trabalhos coletivos.
Está claro que se tratava de um sistema de dominação amenizado, de certa forma, por essa troca de direitos e deveres entre as comunidades indígenas dominadas e os grandes estados. Mas o que acontecia quando os povos vencidos não aceitavam fazer acordo? Nesse caso, o império agia com a força: podia tomar as terras desses grupos e torná-los uma espécie de servos ou escravos para trabalhar nas terras das autoridades políticas, religiosas e guerreiras, que constituíam a nobreza entre os incas e os astecas.
Para os chefes dos impérios maia e asteca, o poder era atribuído a eles pelos deuses e, por isso, suas funções se revestiam de um caráter sagrado, o que aumentava o prestígio junto aos seus subordinados. Já entre os incas, depois de determinada época, o imperador se identificava diretamente com o principal deus de seu povo: o Sol. Isto é, era como se o imperador fosse o próprio deus Sol.
Os três povos eram politeístas e, dentre seus vários deuses, o Sol tinha um lugar muito especial: era ligado às origens de seus mundos e responsável, portanto, por sua continuidade e sobrevivência. Os grandes templos, nos quais se realizavam as cerimônias religiosas e os sacrifícios, demonstram a importância da religião para esses grupos, que através dela davam sentido às suas vidas sociais e familiares. Eles acreditavam numa sucessão de mundos ou eras que terminavam sempre por catástrofes causadas por grandes incêndios, inundações ou guerras. Sacrifícios religiosos eram feitos para agradar aos deuses, evitar calamidades e garantir a prosperidade, o equilíbrio e a sobrevivência de todos. Os astecas e os maias ofereciam aos deuses seus prisioneiros de guerra e os incas, de acordo com os pesquisadores, sacrificavam apenas animais.
Maria Regina Celestino de Almeida
Departamento de História - Universidade Federal Fluminense - 04/05/2010
Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/114/incas-maias-e-astecas-3-tesouros-na-america/trabalho-religiao-e-poder Acesso em 23/04/2011
Explique o motivo da existência de semelhanças entre as culturas da civilização maia, inca e asteca.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
37. Leia a tirinha.
Disponível em: <http://www.leloca.com.br/atividades-com-tirinhas-pronome-pessoal-e-de-tratamento-boletim-do-medo/.>.
Acesso em: 28 set. 2014.
Explique por que os pais fazem drama para ver as notas do filho.