(PUC-SP) “Em 1822, a América espanhola, de independência conquistada em oposição a uma metrópole e suas Cortes em muitos aspectos tidas por opressoras, agora plenamente reconhecida por uma potência de primeira grandeza como eram os Estados Unidos, ofereceria um modelo para a independência do Brasil.”
João Paulo Pimenta. A independência do Brasil e a experiência hispano-americana (1808-1822). São Paulo: Hucitec, 2015, p. 448.
O caráter exemplar que a independência da América espanhola representou, segundo o texto, para aqueles que lutavam pela independência do Brasil pode ser identificado, por exemplo, na
Questões relacionadas
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(UFRGS) Observe o mapa abaixo.
As afirmações abaixo estão relacionadas à Guerra da Secessão (1861-1865) e à situação político-eleitoral atual dos EUA.
I. O sistema eleitoral norte-americano desde o final da Guerra da Secessão, passou a utilizar o voto direto nas eleições presidenciais.
II. Alguns dos estados que votaram no candidato republicano fizeram parte dos Estados Confederados.
III. Os estados que votaram no candidato democrata fizeram parte, na sua maioria, dos Estados da União.
Quais estão corretas?
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
TEXTO I
A Free World-class Education for Anyone Anywhere
The Khan Academy is an organization on a mission. We're a not-for-profit with the goal of changing education for the better by providing a free world-class education to anyone anywhere. All of the site's resources are available to anyone. The Khan Academy's materials and resources are available to you completely free of charge.
Disponível em: www.khanacademy.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado)
TEXTO II
I didn't have a problem with Khan Academy site until very recently. For me, the problem is the way Khan Academy is being promoted. The way the media sees it as “revolutionizing education”. The way people with power and money view education as simply “sit-and-get”. If your philosophy of education is “sit-and-get”, i.e., teaching is telling and learning is listening, then Khan Academy is way more efficient than classroom lecturing. Khan Academy does it better. But TRUE progressive educators, TRUE education visionaries and revolutionaries don’t want to do these things better. We want to DO BETTER THINGS.
Disponível em: http://fnoschese.wordpress.com. Acesso em: 2 mar. 2012.
Como o impacto das tecnologias e a ampliação das redes sociais, consumidores encontram na internet possibilidades de opinar sobre serviços oferecidos. Nesse sentido, o segundo texto, que é um comentário sobre o site divulgado no primeiro, apresenta a intenção do autor de:
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Película “El libro de la vida”
Los personajes están hechos de tal manera que se sienten como si fueran de madera
raspada y tuvieran la pintura caída, ésa es una parte del encanto de la película.
La esposa del director diseñó a todos los personajes femeninos y él a todos
los masculinos, ambos diseñaron a la Catrina.
Al ver estas creaciones, se nota la gran influencia que se tuvo en las obras de grandes
pintores como Diego Rivera y Miguel Covarrubias, quien fue mayor influencia visual
que se tuvo según el novel realizador mexicano. Cuando se diseñó a los personajes
y se los mostraron terminados a los diseñadores, estos dijeron que no se podían hacer
debido a la complejidad de sus texturas pero al final sí se pudo y el resultado fue muy
bueno.
Disponible en: <http://es.doblaje.wikia.com/wiki/El_libro_de_la_vida>. Acceso el: 25 jun. 2016.
En la frase “a los diseñadores, estos dijeron que no se podían hacer”, se utilizó el estilo
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade ColonialNo final do século XVI, na Bahia, Guiomar de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o depoimento, esta lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós de osso de finado, os quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”.ARAÚJO, E. O teatro dos vícios. Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Brasília: UnB/José Olympio, 1997.Do ponto de vista da Inquisição,
- História | 2.3 Segundo Reinado
A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.
NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado).
No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual