Texto base:
Enunciado:
Look at the planets from the above picture and name the two planets that have rings.
____________________ and ___________________
Questões relacionadas
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo
(UNIFESP) É preciso ler esse livro singular sem a obsessão de enquadrá-lo em um determinado gênero literário, o que implicaria em prejuízo paralisante. Ao contrário, a abertura a mais de uma perspectiva é o modo próprio de enfrentá-lo. A descrição minuciosa da terra, do homem e da luta situa-o no nível da cultura científica e histórica. Seu autor fez geografia humana e sociologia como um espírito atilado poderia fazê-las no começo do século, em nosso meio intelectual, então avesso à observação demorada e à pesquisa pura. Situando a obra na evolução do pensamento brasileiro, diz lucidamente o crítico Antonio Candido: “Livro posto entre a literatura e a sociologia naturalista, esta obra assinala um fim e um começo: o fim do imperialismo literário, o começo da análise científica aplicada aos aspectos mais importantes da sociedade brasileira (no caso, as contradições contidas na diferença de cultura entre as regiões litorâneas e o interior).”
(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 1994. Adaptado.)
O excerto trata da obra
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavrasfatigadas de informar.Dou mais respeitoàs que vivem de barriga nochão tipo água pedra sapo.Entendo bem o sotaque das águas Dourespeito às coisas desimportantes e aosseres desimportantes.Prezo insetos mais queaviões. Prezo a velocidadedas tartarugas mais que a dos mísseis.Tenho em mim um atraso de nascença.Eu fui aparelhadopara gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz porisso. Meu quintal é maior do que omundo. Sou um apanhador dedesperdícios: Amo os restoscomo as boas moscas.Queria que a minha voz tivesse umformato de canto.Porque eu não sou da informática:eu sou da invencionática.Só uso a palavra para compor meus silêncios.BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.
Considerando o papel da arte poética e a leitura do poema de Manoel de Barros, afirma-se que:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a fotografia a seguir
O crescimento das cidades leva a população a ocupar áreas consideradas impróprias por apresentarem riscos à vida ou à saúde dessas pessoas. De acordo com os seus conhecimentos, a fotografia retrata:
- Sociologia - Fundamental | 4. Grupos e Instituições Sociais
(Unesp 2017) Texto 1
O professor não se aproveitará da audiência cativa dos estudantes para promover os seus próprios interesses, opiniões ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa – isto é com a mesma profundidade e seriedade –, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito. O professor respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.
Texto 2
Ciências sempre incluem controvérsias, mesmo física e química. Se não ensinamos isso também, ensinamos errado. E o mesmo vale para história e sociologia – o professor precisa ensinar Karl Marx, mas também Adam Smith e Émile Durkheim. Mas o conhecimento que precisa ser passado é essencialmente científico – o que não inclui o criacionismo, que é uma teoria religiosa. Com todo respeito, mas família é família, e sociedade é sociedade: a família pode ter crenças de preconceito homofóbico ou contra a mulher, por exemplo, e não se pode deixar que um jovem nunca seja exposto a um ponto de vista diferente desses. Ele tem que ser exposto a outros valores.
O confronto entre os dois textos permite concluir corretamente que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa la frase.
La
_____________________ es muy bonita.