a) Todas as frases do texto anterior são declarativas, exclamativas ou interrogativas?
b) Elas terminam com qual sinal de pontuação?
c) Por que o autor escolheu esse tipo de pontuação em seu texto?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
.
Materiais:
- Tinta guache
- Canetinhas
- Lapis de cor
- Giz de cera
- Cartolina branca em tamanho A4
Desenvolvimento:
1 - Apresentar às crianças as imagens das obras do artista José Assunção. Isto poderá ser feito dividindo-se a turma em grupos e então distribuindo para cada grupo uma imagem em xerox colorido de uma das obras do artista no tamanho A4. Considero importante que tais imagens estejam devidamente montadas em colorset preto ou papel cartão preto.
2 - Distribuir também uma lista de perguntas, por exemplo:
- Qual a temática deste artista?
- O que esta obra apresenta?
- Você já esteve numa festa como esta?
- O que você considerou mais interessante no trabalho deste artista?
- Quais os detalhes foram descobertos?
3 - Pedir então que cada grupo faça uma pesquisa sobre festas populares ou folclóricas da cidade (se houver mais de uma) ou do Brasil para apresentarem para turma. Solicitar que complementem a pesquisa com no mínimo três imagens.
Aqui é importante abordar a questão da memória e do valor do patrimônio cultural imaterial. Na realidade, as “coisas” não possuem memória, a memória está em nós. Qual a importância de conhecer a memória cultural de um lugar? Temos preservado a memória cultura de nossa cidade? Em que sentido isto influencia a nossa vida hoje e no futuro? É fácil preservar?
4 - Fixar todas as imagens trazidas pelos grupos nas paredes da sala.
5 - Solicitar aos alunos que façam um esboço de um desenho sobre uma festa popular no caderno de artes para pintura.
6 - Pedir que transfiram o desenho para a cartolina.
7 - Realizar a pintura.
Referências:
Sobre José Assunção:
www.youtube.com/watch?v=ueusakumMJE (ótimo vídeo do programa “Terra de Minas” sobre o artista)
Obras doaArtista:
http://joserosarioart.blogspot.com/2011/09/jose-assuncao.html
Observações:
1 - A obra de José Assunção daria também uma bela instalação em miniatura.
2 - Se julgar conveniente, o desenho poderá ser preenchido apenas com canetinha, lápis de cor e giz de cera.
3 - A montagem dos trabalhos ficaria interessante e, coerente com a obra do artista, se fossem montados estandartes nos moldes das festas de padroeiro.
4 - Outra atividade complementar poderia ser uma exposição com fotografias tiradas pelos alunos destas festas em sua cidade ou, quem sabe até mesmo filmes.
5 - Uma visita ao Grupo de Congado ou levar a turma a assistir um Grupo de Congado também pode ser enriquecedor.
6 - Dividir a pesquisa por tipos de festa também é outra opção: Congado, Marujada, Procissões, etc.
7 - Propor também que a pesquisa seja de apenas uma festa e explorar a percepção de cada grupo sobre um mesmo evento.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Leia o texto.
Vovô Bartolomeu
Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa.
— Vovô, que é que você está a ver no céu?
— Estou vendo uma coisa que você vai ver só, logo no meio-dia, e que a estas horas já chegou lá no sô Luca.
— Que é que tem lá no sô Luca?
— Diga aos homens para trabalhar com pressas, senão você vai ver só: ninguém que para com chuva.
E vovô Bartolomeu entrou arrastadamente na cubata, donde saía um fumo bem de fogueira quente. Ainda o ouvi cantar
— Eh! Eh! Eh! Eh!
— Eh! pessoal! Vamos despachar o serviço. Vovô Bartolomeu disse que vai vir chuva.
E todo o pessoal começou a trabalhar com força, para acabar de recolher o milho, quase para o meio-dia.
A colheita não tinha sido má, e para este ano havia de pagar todas as contas e ainda sobrava dinheiro para dar o alembamento da filha do velho Gonga.
[...]
In: SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia.
São Paulo: Ática, 1985, p. 55-7.
O trecho “Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa”, refere-se ao fato de o vovô estar observando a
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Pesquisadores e ambientalistas estão preocupados. Cerca de 10% do fosfato explorável no Brasil está localizado em um grupo de montanhas no interior de Santa Catarina. Para extrair a matéria prima e transformá-la em fertilizante, as multinacionais Bunge e Yara pretendem instalar uma mineradora e uma fábrica na região. Será necessário, para tanto, desmatar aproximadamente 300 hectares de Mata Atlântica, o que equivale a 550 Maracanãs. Além disso, estudiosos dizem que a saúde da população e a agricultura podem ser prejudicadas. O local também é importante para o abastecimento de água de 21 municípios. Disponível em: < http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI80423-16270,00-EXTRACAO+DE+FOSFATO+AMEACA+MATA+ATLANTICA+CATARINENSE.html>. Acesso em: 05 nov. 2015.
a) Explique o motivo desse nutriente ser utilizado como fertilizante.
b) Descreva os riscos de disponibilizar, em excesso, esse nutriente no ambiente.
c) Avalie a proposta de extração do fosfato pelas mineradoras.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. O Palmeiras foi fundado em 1914 com o nome de "Societá Esportiva Palestra Itália" por um grupo de imigrantes italianos. Luigi Cervo, um ex-atleta do S.C. Internacional, quem propôs o nome de Palestra Itália, originário do grego "palaistra", lugar onde se faziam exercícios ginásticos [...]. Em 20 de setembro de 1942 o time mudou o nome para Palmeiras. Disponível em:<http://www.verdao.net/historia. php>. Acesso em: 04 nob. 2014.
Enunciado:
A alteração do nome do clube Palestra Itália para Palmeiras, em 1942, durante o governo do Estado Novo (1937-1945) está relacionada
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Las farmacias de la provincia inician la campaña Farmasol para alertar de los riesgos de los rayos UVA