a) Como se deu o processo de ocupação do território brasileiro?
b) Descreva as diferenças do território brasileiro presentes nos mapas entre os séculos XVII e XIX.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.2 Migração
(UNICAMP) O estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil (IBGE, 2015) identificou 294 arranjos populacionais no País, de diferentes escalas e naturezas. O Arranjo Populacional da Região Metropolitana de São Paulo (SP) é caracterizado pela extensão e intensidade de seus fluxos: aproximadamente 1.750.000 pessoas deslocam-se cotidianamente entre os municípios que compõem o Arranjo para estudar e trabalhar.
Essa dinâmica espacial é melhor explicada pelo conceito de:
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(CESGRANRIO) Dos vários tipos de colágeno presentes no corpo humano, o colágeno do Tipo I é o mais abundante. Uma doença genética caracterizada por problemas na produção de colágeno do Tipo I é a chamada Osteogenesis Imperfecta, ou doença dos ossos de cristal. Pessoas acometidas dessa doença apresentam fragilidade óssea, ossos curvados e baixa estatura, entre outros sintomas. Os acometimentos do tecido ósseo na Osteogenesis Imperfecta se devem ao fato de que o colágeno.
- Química | 2.8 Radioatividade
(UESC)
I. 23882U + 10n → 23992U* II. 23992U* → X* + 0– 1β
III. X* + → 23994Pu + y
isótopos instáveis
A notícia de que a água, distribuída na Vila de Juazeiro, zona rural de Maniaçu, município que fica a 50,0km de Caetité, está contaminada por urânio, caiu como uma bomba na região abastecida por poço artesiano onde uma das coletas foi feita. Temendo contrair câncer e outras doenças associadas ao contato com o minério, parte dos 300 moradores da Vila de Juazeiro começou a abandonar suas casas e procurar novas moradias. Os minérios de urânio, geralmente, contêm óxidos desse elemento químico em cuja composição predomina o urânio 238, ao lado do urânio 235, que é físsil. Embora o urânio 238 predomine na natureza e, não seja físsil, ele absorve nêutrons transformando-se em plutônio 239, um radionuclídeo cancerígeno, que pode se formar no minério de urânio de acordo com as equações químicas representadas.
(SOUZA, 2008, p. 14)
Considerando-se essas informações sobre a contaminação da água em Vila de Juazeiro e as equações químicas nucleares, é correto afirmar:
- História
Na Idade Média, um mesmo cavaleiro podia ser vassalo de um suserano e um suserano de outro cavaleiro. O vassalo de um vassalo de determinado cavaleiro também era vassalo do mesmo cavaleiro. E se um cavaleiro fosse vassalo de dois suseranos que entravam em guerra? Nesse caso, prevalecia o princípio da “homenagem lígia”.
(Vainfas, 2010.)
Nesse contexto medieval de suserania e vassalagem, é correto afirmar que “homenagem” era
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Sobre a carteira de identidade podemos afirmar que