Disponível em:<http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/substantivo/substantivo-proprio-comum-e-coletivo/>. Acesso em: 13 nov. 2014.
No texto, há substantivos comuns, próprios e coletivos. Identifique e transcreva:
a) três substantivos comuns;
b) três substantivos próprios;
c) um substantivo coletivo;
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Prova de amor “Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar”, pediu ele. E ela, em um supremo esforço de amor, começou a fiar dentro de si, e a laboriosamente expelir aqueles novos pelos, que na pele fechada feriam caminho. Mas quando, afinal, a doce barba cobriu-lhe o rosto, e com orgulho expectante entregou sua estranheza àquele homem: “Você não é mais a mesma”, disse ele. E se foi. COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 165.
Enunciado:
“Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar”, pediu ele.
Esse pedido do homem, tendo em vista o contexto do conto “Prova de amor”, pode ser interpretado como uma atitude
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto que habla sobre la alimentación de los chicos para responder a cuestion.
Comida chatarra*
En realidad, la comida chatarra no está hecha con chatarra. El término “comida chatarra” se usa para describir los alimentos con poca cantidad de los nutrientes que el cuerpo necesita y con un alto contenido de grasa, azúcar y sal, elementos que el cuerpo puede obtener en exceso con mucha facilidad. Las papas fritas, las golosinas y las bebidas con gas suelen considerarse comida chatarra. Si te gustan estos alimentos, la clave está en comer pequeñas porciones para lograr obtener los nutrientes que el cuerpo necesita diariamente. Disponible en: < http://kidshealth.org/kid/en_espanol/palabra/word_junk_food_esp.htm >. Acceso el: 05 oct. 2012. *Chatarra: Conjunto de trozos de metal viejo o de desecho, especialmente el hierro. En portugués = "sucata".
El texto habla sobre el consumo de comida chatarra. Haz una lista sobre los alimentos que son el opuesto de estos y que nos fornecen los nutrientes necesarios. Escribe por lo menos cinco sugerencias.
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Observe o discurso das personagens e atente ao que se diz sobre ele.
I. Fradinho emprega a palavra autoritária disfarçada por um discurso politicamente correto.
II. O discurso da graúna demonstra a consciência que ela tem do lugar do negro nessa sociedade.
III O discurso da graúna foi friamente organizado para que Fradinho entrasse em desespero.
Está correto que se diz em:
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
(Fgv 2020) Na década de 1970, o modelo de produção industrial fordista mostrava-se incapaz de conter as contradições inerentes ao capitalismo. Essa incapacidade pode ser resumida em uma única palavra: rigidez. A recessão dos anos 70, exacerbada pelos choques do petróleo, deu início a numerosos processos que solaparam o modelo fordista e, em consequência, seguiu-se um período de reestruturação econômica e de reajustamento social e político – a acumulação flexível.
Com relação às características do regime de acumulação flexível, assinale a afirmação correta.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O trabalho do historiador é feito por meio de fontes históricas, conforme foi listado na primeira coluna. Identifique as características de cada uma delas com base nos trechos apresentados na segunda coluna:
( ) Escritas I. “estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas”.
Disponível em: https://bit.ly/2Ri3RYj. Acesso em: 28 out. 2018.
( ) Materiais II. “A arte pode nos ajudar a perceber realidades onde a documentação escrita é silenciosa”.
VIDAL, Diana G. História: significar uma peça. Varia Historia. Belo Horizonte, n. 13, junho/94, p.128.
( ) Visuais III. “podem ser imóveis como cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, etc.”.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/276. Acesso em: 28 out. 2018.
( ) Orais IV. “são histórias, lendas, fábulas, contos, anedotas e mitos que passam de geração para geração verbalmente”.
Disponível em: www.inf.furb.br/obeb/historia_novo/pg2.html. Acesso em: 9 nov. 2018.
( ) Imateriais V. “Representação da linguagem falada, valendo-se de letras ou caracteres gráficos”.
Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 28 out. 2018.
A sequência correta da classificação na primeira coluna é: