Leia os textos a seguir.
Texto 1
Substantivo é a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos de objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substancias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente aprendidos como substancias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (saúde, doença), processos (chegada, entrega, aceitação).
BECHARA, Evanildo. Disponível em: <http://riqueonline.blogspot.com.br/2008_07_01_archive.html>. Acesso em: 05 nov. 2014
Texto 2
Disponível em: <http://www.leloca.com.br/atividades-com-tirinhas-substantivo-proprio-comum-e-coletivo-ta-chegando/>. Acesso em: 05 nov. 2014.
A) Explique o que são substantivos comuns e substantivos próprios.
B) Encontre, nos quadrinhos, todos os substantivos comuns e próprios e transcreva-os.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
As células, menores unidades estruturais e funcionais de um ser vivo, foram descobertas pelo cientista inglês Robert Hooke em 1665 e são consideradas a base do estudo da Biologia. Nesse sentido, teorias foram formuladas para explicar a origem e a evolução das células eucarióticas e procarióticas. Entre estas, destaca-se a teoria endossimbiótica, cuja hipótese sugere que as mitocôndrias e os cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos, que foram fagocitados por outras células e passaram a viver em simbiose.
Com base nessa teoria, sobre os cloroplastos e as mitocôndrias, analise os itens a seguir:
I. São organelas que nas células das plantas e dos procariotos mantiveram o mesmo mecanismo de síntese proteica, provavelmente porque foram originadas a partir de organismos procariotos.
II. Assemelham-se a bactérias em tamanho e função, além da semelhança genética e bioquímica, o que sugere que possam ter ancestrais eucarióticos.
III. Possuem material genético próprio sob a forma de DNA ou RNA, sendo capazes de fazer sua replicação, independentemente da replicação nuclear.
IV. Possuem macromoléculas, que se associaram ao seu próprio sistema de membranas internas, originando os precursores das células primitivas.
V. Apresentam ribossomos próprios, semelhantes aos ribossomos procarióticos e, portanto, diferentes daqueles encontrados em uma célula eucariótica.
Estão CORRETOS apenas.
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FAC. ALBERT EINSTEIN) Uma estudante de medicina, dispondo de espelhos esféricos gaussianos, um côncavo e outro convexo, e lentes esféricas de bordos finos e de bordos espessos, deseja obter, da tela de seu celular, que exibe a bula de um determinado medicamento, e aqui representada por uma seta, uma imagem ampliada e que possa ser projetada na parede de seu quarto, para que ela possa fazer a leitura de maneira mais confortável.
Assinale a alternativa que corresponde à formação dessa imagem, através do uso de um espelho e uma lente, separadamente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
CASA DE VÔ
Beatriz Vichessi Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não.
Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente.
Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos.
Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar:
– Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas...
A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e o tapete, em exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal.
Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei.
– Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova.
Vovô explica sua invenção:
– Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando: “Pisei?” para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços.
Eu começo.
– Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos.
– Não!
– Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho.
– Não!
Ouço um barulho de chaves, Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz “oi”. Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra.
– Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei?, convido.
– Agora não, minha riqueza. Vovó vai descansar.
Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele.
Sigo.
– Pisei?
– Pisei?
E nada.
Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço da vitória.
– Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele.
– O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo.
– E por que o senhor não me avisou? A poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado...
– Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim. REVISTA NOVA ESCOLA.
Enunciado:
Durante a brincadeira do Pisei, a criança sabia o que o avô estava fazendo. O que ela usava para ter essa informação?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analiza la viñeta a seguir:
Disponible en: <https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/e7/4d/e6/e74de6f4f5b69d4e7c2af48ccbf5c6f8.jpg>. Acceso el: 05 abr. 2015.
Enunciado:
Basado en la viñeta, comenta sobre este tema: ¿cómo ha quedado la comunicación familiar con el avance de la tecnología y de los aparatos tecnológicos?
- Matemática - Fundamental | 9.1 Regra de Três Simples
Uma reportagem informou que cerca de 700 mil veículos iriam para o litoral durante o Carnaval de 2017. Em cada um desses veículos, cabem 5 pessoas: o motorista e mais quatro passageiros. Supondo que todos os carros estivessem lotados, quantas pessoas viajaram para o litoral no Carnaval desse ano?