58. Leia o texto a seguir.
Aumenta o número de casos de malária no Amazonas
Em Manacapuru, o número de casos este ano já é 100% maior que em 2011.
Manaus - Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que a Região Metropolitana de Manaus (RMM) ainda foi responsável direta por 29,52% dos casos de malária registrados no Amazonas, em 2011. De acordo com o levantamento, dos 61.634 casos registrados no Estado, no ano passado, 18.197 ocorreram em os oito municípios da RMM.
[...] Doença causa problemas sociais e econômicos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje em dia, a malária é de longe a doença tropical e parasitária que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo e só é superada em número de mortes pela aids.
[...] A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium e cada uma de suas espécies determina aspectos clínicos diferentes para a enfermidade. No caso brasileiro, destacam-se três espécies do parasita: o P. falciparum, o P. vivax e o P. malarie.
O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente por mosquitos de hábitos diurnos (...) ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.
Quando o mosquito pica o homem, introduz em sua corrente sanguínea, (...), uma forma ativa do Plasmodium, denominada esporozoíta e que faz parte de uma de suas fases evolutivas.
Geralmente, após a picada, a doença permanece incubada no corpo do indivíduo infectado por 12 dias. A seguir, surge um quadro clínico variável, que inclui calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.
Disponível em: http://www.d24am.com/noticias/saude/malaria-volta-a-crescer-na-regiao-metropolitana-de-manaus/63102.
Trechos adaptados do artigo. Acesso em: 30 jul. 2012.
Com base no ciclo da doença e nas informações podemos afirmar que