Considerando as atuais características demográficas da população indígena brasileira, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponível em: <http://essetalmeioambiente.com/7-sinais-da-propaganda-ecologica-enganosa/>.
Acesso em 04 out. 2012.
Explique a intenção do enunciador da propaganda.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos B e b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos E e e).O alelo dominante B é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo b, pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante E determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo e impede a deposição de pigmento no pelo.
Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o poema
Eu, etiqueta
Carlos Drummond de Andrade Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Um nome... estranho Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido De alguma coisa não provada Por este provador de longa idade. Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xícara, Minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidências. Costume, hábito, premência, Indispensabilidade, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada. Estou, estou na moda. É duro andar na moda, ainda que a moda Seja negar minha identidade, Trocá-lo por mil, açambarcando Todas as marcas registradas, Todos os logotipos do mercado. Com que inocência demito-me de ser Eu que antes era e me sabia Tão diverso de outros, tão mim mesmo, Ser pensante sentinte e solitário Com outros seres diversos e conscientes De sua humana, invencível condição. Agora sou anúncio Ora vulgar ora bizarro. Em língua nacional ou em qualquer língua (Qualquer, principalmente.) E nisto me comprazo, tiro glória De minha anulação. Não sou - vê lá - anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago Para anunciar, para vender Em bares festas praias pérgulas piscinas, E bem à vista exibo esta etiqueta Global no corpo que desiste De ser veste e sandália de uma essência Tão viva, independente, Que moda ou suborno algum a compromete. Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, Minhas idiossincrasias tão pessoais, Tão minhas que no rosto se espelhavam E cada gesto, cada olhar, Cada vinco da roupa Sou gravado de forma universal, Saio da estamparia, não de casa, Da vitrine me tiram, recolocam, Objeto pulsante mas objeto Que se oferece como signo de outros Objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhoso De ser não eu, mar artigo industrial, Peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem. Meu nome novo é Coisa. Eu sou a Coisa, coisamente. Disponível em<http://projetos.educacional.com.br/paginas/pp/47080001/3854/t132.html>Acesso em:19 mar.2014. Vivemos numa sociedade moderna. Somos bombardeados e estimulados ao consumismo constantemente. O poema de Carlos Drummond trata desse tema. O eu lírico vai aos poucos se descobrindo uma propaganda viva de mercadorias e produtos, que nem sempre ele consome. Assim ele diz: Meu blusão traz lembrete de bebida/Que jamais pus na boca. O poeta vai demonstrando sua indignação e nos últimos faz um pedido: Peço que meu nome retifiquem.
- A) Sabendo-se que a palavra retificar está relacionada a corrigir, rever algo, explique o pedido do poeta.
- B) O nome Coisa que ele se dá nas duas últimas estrofes está coerente com o assunto do poema? Justifique sua resposta.
C) Hoje a sociedade é marcada pelo acelerado desenvolvimento tecnológico. Relacione os produtos mais divulgados e mais desejados, atualmente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
53. Texto base:
1.Quem escreveu esse cartão-postal?
2.Para quem?
3.Com qual objetivo?
4.Cite um trecho que mostra que o remetente e o destinatário são pessoas próximas.
5.Para que serve o espaço marcado pela seta?
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST 2010 1ª FASE)
Desde o final da década de 1970, no Brasil, os movimentos sociais urbanos têm reivindicado o chamado Direito à Cidade, em que a moradia é elemento fundamental.
Acerca desse tema, considere os gráficos, seus conhecimentos e as seguintes afirmações:
I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIB nacional, sendo, porém, a região com maior déficit habitacional. Consequentemente, forte concentração de capital não significa acesso à moradia.
II. A Região Nordeste tem o segundo maior déficit habitacional e a terceira maior participação no PIB nacional. Isso significa que a histórica desigualdade social nessa região foi superada.
III. A Região Norte tem o segundo menor déficit habitacional e a menor participação no PIB nacional. Isso significa que o deficit habitacional é um problema desvinculado da produção/distribuição de riqueza.
Está correto o que se afirma em