Texto base: Leia os versos.
O Preto
O Preto também é Neutro,
Uma cor indefinida,
E só altera outra cor
Se a alteração for pedida.
Não vai alterando à toa,
Que não é cor enxerida. Deixa qualquer cor escura
No tom que for combinado,
Pois atende prontamente
Todo tipo de chamado.
Se uma cor pede realce,
É o primeiro a ser lembrado. Você que fez um desenho
Colorido, caprichado,
Mas quer definir contornos
Pra ficar bem acabado,
Dependendo do desenho,
Preto é o mais recomendado. Maria Augusta de Medeiros. Cores em cordel.
São Paulo: Formato Editorial, 2012. p. 8.
Os versos tratam de uma cor que torna
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(UESB) É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca.
(ANGELO, 2011, p. 4).
A afirmação em relação aos proclorococos permite inferir que esses micro-organismos:
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(UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O projeto literário de __________ consistia em “radiografar” o Brasil em sua totalidade. Assim, narrou o passado indígena, em __________, a sociedade burguesa fluminense do século XIX, em __________, e o mundo rural em __________.
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TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder às questões abaixo:
A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de todas as frequências do espectro visível. O espectro de radiação emitido por um elemento, quando submetido a um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade, o que fornece “uma impressão digital” desse elemento. Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama.
A tabela apresenta as cores características emitidas por alguns elementos no teste de chama:
Elemento
Cor
sódio
laranja
potássio
violeta
cálcio
vermelho-tijolo
cobre
azul-esverdeada
Em 1913, Niels Böhr (1885-1962) propôs um modelo que fornecia uma explicação para a origem dos espectros atômicos. Nesse modelo, Bohr introduziu uma série de postulados, dentre os quais, a energia do elétron só pode assumir certos valores discretos, ocupando níveis de energia permitidos ao redor do núcleo atômico.
Considerando o modelo de Böhr, os diferentes espectros atômicos podem ser explicados em função