A reação de hidrólise da acetilcolina, esquematizada abaixo, é fundamental na transmissão de impulsos nervosos nos seres vivos. A reação é promovida pela enzima acetilcolinesterase (AChE).
Considere as seguintes afirmativas sobre o papel de AChE nessa reação:
I. AChE é catalisador da reação.
II. AChE aumenta a energia de ativação da reação.
III. AChE promove caminhos reacionais alternativos.
IV. AChE inibe a formação de intermediários.
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Considere um pêndulo simples de comprimento L e massa m abandonado da horizontal. Então, para que não arrebente, o fio do pêndulo deve ter uma resistência `a tração pelo menos igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Para ir à Lua
Enquanto não têm foguetes
para ir à Lua,
os meninos deslizam de patinete
pelas calçadas da rua.
Vão cegos de velocidade:
mesmo que quebrem o nariz,
que grande felicidade!
Ser veloz é ser feliz.
Ah! Se pudessem ser anjos
de longas asas!
Mas são apenas marmanjos.
MEIRELES, Cecília. Para ir à Lua. In: MEIRELES, Cecília. Ou Isto ou aquilo. Rio de Janeiro, Nova
Fronteira, 2002.
Assinale a alternativa que apresenta uma rima da 2.a estrofe.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Fertilizantes químicos mistos, denominados NPK, são utilizados para aumentar a produtividade agrícola, por fornecerem os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento das plantas. A quantidade de cada nutriente varia de acordo com a finalidade do adubo. Um determinado adubo NPK possui, em sua composição, as seguintes substâncias: nitrato de amônio (NH4NO3), ureia (CO(NH2)2) nitrato de potássio (KNO3), fosfato de sódio (Na3PO4) e cloreto de potássio (KCI).
A adição do adubo descrito provocou diminuição no pH de um solo. Considerando o caráter ácido/básico das substâncias constituintes desse adubo, a diminuição do pH do solo deve ser atribuída à presença, no adubo, de uma quantidade significativa de
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos a primeira parte história da “Menina do leite”.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, pergunte aos alunos qual era o foco da menina.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para os alunos a segunda parte história da “Menina do leite”.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganharei uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2.2. Professor, pergunte aos alunos se a menina pensava como uma pessoa empreendedora. Peça que justifiquem suas respostas de acordo com a história.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia para os alunos a terceira parte história da “Menina do leite”.
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Professor, retome com os alunos a primeira pergunta que você fez a eles: qual era o foco da menina. Relembre as respostas que eles deram.
3.3. Pergunte aos alunos:
a) A menina teve foco enquanto ia para a cidade? Explique sua resposta.
b) Ser distraída é uma atitude de um empreendedor que tem foco no que faz? Por quê?
c) O que podemos aprender com a atitude da personagem da história “Menina do leite”?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read this sign.
Break away
Available at: <http://www.breakaway-tackle.co.uk/index.php?route=product/product&product_id=437>.
Accessed on: Mar. 13, 2014.
The sign says that if the husband goes fishing again