Fertilizantes químicos mistos, denominados NPK, são utilizados para aumentar a produtividade agrícola, por fornecerem os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento das plantas. A quantidade de cada nutriente varia de acordo com a finalidade do adubo. Um determinado adubo NPK possui, em sua composição, as seguintes substâncias: nitrato de amônio (NH4NO3), ureia (CO(NH2)2) nitrato de potássio (KNO3), fosfato de sódio (Na3PO4) e cloreto de potássio (KCI).
A adição do adubo descrito provocou diminuição no pH de um solo. Considerando o caráter ácido/básico das substâncias constituintes desse adubo, a diminuição do pH do solo deve ser atribuída à presença, no adubo, de uma quantidade significativa de
Questões relacionadas
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(UFSJ) No início deste século, com a finalidade de possibilitar o crescimento da população de veados no planalto de Kaibab, no Arizona (EUA), moveu-se uma caçada impiedosa aos seus predadores - pumas, coiotes e lobos. No gráfico a seguir, a linha cheia indica o crescimento real da população de veados, no período de 1905 a 1940; a linha pontilhada indica a expectativa quanto ao crescimento da população de veados, nesse mesmo período, caso o homem não tivesse interferido em Kaibab.
Para explicar o fenômeno que ocorreu com a população de veados após a interferência do homem, um estudante elaborou as seguintes hipóteses e/ou conclusões:
I. lobos, pumas e coiotes não eram, certamente, os únicos e mais vorazes predadores dos veados; quando estes predadores, até então despercebidos, foram favorecidos pela eliminação de seus competidores, aumentaram numericamente e quase dizimaram a população de veados.
II. a falta de alimentos representou para os veados um mal menor que a predação.
III. ainda que a atuação dos predadores pudesse representar a morte para muitos veados, a predação demonstrou-se um fator positivo para o equilíbrio dinâmico e sobrevivência da população como um todo.
IV. a morte dos predadores acabou por permitir um crescimento exagerado da população de veados, isto levou à degradação excessiva das pastagens, tanto pelo consumo excessivo como pelo seu pisoteamento.
O estudante acertou se indicou as alternativas:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A seguir, temos trechos de duas importantes leis do Brasil no século XIX sobre a escravidão.
“Art. 1º - Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei serão considerados de condição livre” (Lei do Ventre Livre, 1871)
“Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil” (Lei Áurea, 1888)
Com base nos trechos das leis, assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Marque a opção que possui o nome do polígono regular cujo ângulo interno mede o triplo do ângulo externo.
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Retroprojetor
- Canetas para retroprojetor
- Tesoura e Cola
- Lápis e borracha
- Papel A4 e giz de cêra
Desenvolvimento:
O céu sempre foi objeto de investigação do homem. Seus mistérios, a manifestação das forças da natureza, a presença dos deuses, tudo isto nutriu e ainda nutre a imaginação humana de histórias. Assim como observamos as nuvens e encontramos nelas formas diversas que nos fazem contar histórias, os antigos observavam as estrelas e construíam histórias sobre o mundo visível e invisível.
Os estudos sobre o céu desencadearam as maiores revoluções no pensamento humano! Grandes nomes como os de Galileu, Copérnico, Kepler e Ptolomeu permeiam as histórias míticas sobre o universo, aproximam o desconhecido do pensamento racional enquanto mantém acesos os mistérios do imaginário humano.
As Constelações, conjunto de estrelas agrupadas no céu, são resultantes de formas imaginadas por Ptolomeu a partir da junção de pequenos pontos (as estrelas) que unidos por linhas se transformam em figuras, na maioria míticas.
Ptolomeu, pensador egípcio, registrou suas descobertas em um livro denominado Almagesto por volta do ano II d.C. E quanto a nós? Vamos criar constelações?
Caro professor, você poderá iniciar este trabalho pedindo aos alunos que façam uma pequena pesquisa sobre as constelações e tragam imagens a respeito das mesmas. Veja abaixo como é curioso observar que, por mais que os pontos ligados entre si se aproximem da imagem, havia outros interesses na composição da referência das mesmas, concorda? O que elas podem nos dizer?
Constelação de Centauro
Outra maneira de complementar a sensibilização dos alunos seria contar-lhes uma história mítica vinculada a uma constelação ou até mesmo preparar imagens para projeção em data-show. Após a sensibilização entregar a eles as transparências com uma canetinha e pedir a eles que, colocando-a sobre a constelação que tem em mãos, façam o desenho da mesma. Em seguida ligar o retroprojetor e transformar a sala num grande jogo de constelações possibilitando experiências diversas com os alunos que poderão ser fotografadas para uma bela exposição.
Observações:
Outras possibilidades de finalização são viáveis para esta atividade:
- Recortar as transparências usando-as para frotagem das imagens em papéis ou um grande painel de frotagens e pontos.
- Orientar os alunos para que, em grupo e sobrepondo as transparências umas sobre as outras, criem seus próprios desenhos a partir destas fusões.
- Distribuir o papel branco e pedir que fechem os olhos e desenhem pontos aleatórios sobre ele. Trocar com o colega o papel e descobrir neste céu de pontos uma constelação.
Referências:
- Sobre Ptolomeu:
- Lista de Constelações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_constela%C3%A7%C3%B5es
- Sobre Constelações:
astro.if.ufrgs.br/const.htm;
www.brasilescola.com › Física;
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST 2013 1° FASE) Observe os gráficos.
Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.