Sobre o fim da escravidão no Brasil é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UFMG) Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 Kg. Todas as alternativas apresentam características hereditárias desse estudante que são influenciadas pelo ambiente, EXCETO:
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Os principais problemas da agricultura brasileira referem-se muito mais à diversidade dos impactos causados pelo caráter truncado da modernização, do que à persistência de segmentos que dela teriam ficado imunes. Se hoje existem milhões de estabelecimentos agrícolas marginalizados, isso se deve muito mais à natureza do próprio processo de modernização, do que à sua suposta falta de abrangência.
Folha de S. Paulo. 13 set. 1994.
O trecho integra um texto publicado em jornal e aborda questões desafiadoras na agricultura brasileira. Para convencer o leitor acerca da exclusão de alguns empreendimentos, o autor
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Texto base: Leia o poema de Cecília Meireles para responder a questão. Ou Isto Ou Aquilo – Cecília Meireles Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo. Disponívem em: http://zezepina.utopia.com.br/poesia/poesia128.html.Acesso em 01 out. 2011.
Enunciado:
No poema há um jogo com o significado dos pronomes demonstrativos "isto" e "aquilo".
(A) Explique o significado de cada um dos pronomes.
(B) Explique a relação entre os pronomes presentes no poema.
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Os crescentes casos de violência que, recorrentemente, têm ocorrido em nível nacional e internacional, diuturna e diariamente noticiados pela imprensa, convidam a pensar em uma situação de patologia social. No entanto, para Durkheim, o crime, ainda que fato lastimável, é normal, desde que não atinja taxas exageradas. É normal, porque existe em todas as sociedades; para o sociólogo, o crime seria, inclusive, necessário, útil. Sem pretender fazer apologia do crime, compara-o à dor, que não é desejável, mas pertence à fisiologia natural e pode sinalizar a presença de moléstias a serem tratadas.
O crime seria, pois, para Durkheim, socialmente funcional, porque
- Física | 4.3 Refração da Luz
Considere uma lâmina de vidro de faces paralelas imersa no ar. Um raio luminoso propaga-se no ar e incide em uma das faces da lâmina, segundo um ângulo q em relação à direção normal ao plano da lâmina. O raio é refratado nesta face e refletido na outra face, que é espelhada. O raio refletido é novamente refratado na face não espelhada, voltando a propagar-se no ar. Sendo nAr e nVidro, respectivamente, os índices de refração da luz no ar e no vidro, o ângulo de refração que o raio refletido forma no vidro, com a direção normal ao plano da lâmina, ao refratar-se pela segunda vez, obedece à equação: