(UFRGS) O leilão do Campo de Libra, na Bacia de Campos, na costa brasileira, concede áreas para exploração de petróleo e gás natural na região do pré-sal, sob o regime de partilha de produção.
A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
I. A Petrobrás será a única operadora de todos os campos, mesmo sob o regime de partilha de produção.
II. A expectativa é que a área de Libra seja a maior reserva de petróleo já descoberta no país.
III. Os setores de educação e saúde receberão os royalties dos novos contratos da União.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(IBMEC-RJ) O som é um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada é um exemplo de uma onda transversal.
O que difere ondas mecânicas longitudinais de ondas mecânicas transversais é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
“O vale-tudo surgiu no Brasil na década de 50 e, durante muitos anos, os lutadores combateram de forma clandestina. Na década de 90, praticantes de vale-tudo se mudaram para os Estados Unidos, onde fundaram uma entidade que organizava os campeonatos. Em pouco tempo, o vale-tudo transformou-se em um fenômeno de audiência na televisão. A morte de um lutador norte-americano na Ucrânia despertou críticas a essa modalidade de luta. As pressões da sociedade obrigaram os organizadores de lutas de vale-tudo a estabelecer regras para controlar a violência. As novas regras, entretanto, não impedem os organizadores, lutadores e espectadores de ultrapassar os limites seguros à integridade física. A torcida vibra com golpes brutais e os combatentes se envaidecem com a capacidade de resistência. Os lucros arrecadados com patrocínio, audiência ou apostas sobem proporcionalmente ao aumento da violência. Estádios se esvaziam, por outro lado, quando regras rígidas limitam a brutalidade de golpes.
Disponível em: www.uel.br/grupo-estudo/.../xApratica%20do%20Vale%20tudo. Acesso em 14 mar. 2012.
Compare as lutas apresentadas no texto com a diversão romana.
- História | 5.6 Mercantilismo
(FGV-RJ) A respeito do mercantilismo é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Manta que costura causos e histórias no seio de uma família serve de metáfora da memória em obra escrita por autora portuguesa
O que poderia valer mais do que a manta para aquela família? Quadros de pintores famosos? Joias de rainha? Palácios? Uma manta feita de centenas de retalhos de roupas velhas aquecia os pés das crianças e a memória da avó, que a cada quadrado apontado por seus netos resgatava de suas lembranças uma história. Histórias fantasiosas como a do vestido com um bolso que abrigava um gnomo comedor de biscoitos; histórias de traquinagem como a do calção transformado em farrapos no dia em que o menino, que gostava de andar de bicicleta de olhos fechados, quebrou o braço; histórias de saudades, como o avental que carregou uma carta por mais de um mês... Muitas histórias formavam aquela manta. Os protagonistas eram pessoas da família, um tio, uma tia, o avô, a bisavó, ela mesma, os antigos donos das roupas. Um dia, a avó morreu, e as tias passaram a disputar a manta, todas a queriam, mais do que aos quadros, joias e palácios deixados por ela. Felizmente, as tias conseguiram chegar a um acordo, e a manta passou a ficar cada mês na casa de uma delas. E os retalhos, à medida que iam se acabando, eram substituídos por outros retalhos, e novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo.
LASEVICIUS, A. Língua Portuguesa, São Paulo, n. 76, 2012 (adaptado).
A autora descreve a importância da manta para aquela família, ao verbalizar que “novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo”. Essa valorização evidencia-se pela:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB)
O bloco com massa de 10,0kg, mostrado na figura, é puxado por um motor com rendimento de 40%, através de um cabo metálico que passa por uma polia. A dianteira do bloco é deslocada do ponto P até o ponto Q, com velocidade constante, no intervalo de 2,5s. Considerando-se o cabo e a polia ideais, o módulo da aceleração da gravidade, g = 10,0 m/s², e sabendo-se que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e o plano inclinado, μ= 0,50, sen α = 0,60, cos α =0,80, é correto afirmar que a potência do motor, em watts, é de