47.
Analise a teia alimentar a seguir para responder
Créditos: Helena Barbosa Ferraz
Pode-se retirar, dessa teia alimentar, uma cadeia alimentar composta por
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A) Explique o que são as plantas que compõem o jardim conhecido como Kokedera.
B) Descreva como são os ambientes onde essas plantas podem ser encontradas.
- Biologia | 09. Botânica
(Unic) As rolhas de cortiça asseguram a vedação do vinho no recipiente da garrafa de vidro. Essa vedação, se prolongada no tempo, promove a maturação do vinho, ou seja, o seu envelhecimento nobre através de inúmeros processos físico-químicos que ocorrem, quer entre os seus componentes, quer entre estes e as substâncias que compõem o ambiente interno da garrafa. Essa evolução gradual do vinho em garrafa dá-se em um ambiente com baixíssimo teor de oxigênio, mas necessário e suficiente para fazer evolui-lo corretamente. Até agora, só a rolha de cortiça natural consegue proporcionar esse equilíbrio perfeito, permitindo uma correta evolução do vinho e a formação do tão apreciado bouquet, que é constituído por um conjunto de aromas agradáveis que se desenvolvem durante o estágio do vinho em garrafa. É um elemento valorizador, mas que depende da qualidade intrínseca do vinho e das condições em que é feito o estágio.
Essa estrutura de vedação é produzida a partir de vegetais que desenvolveram um espesso
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Considere a ilustração de uma anáfase II da meiose, etapa característica da espermatogênese animal.
O número de cromossomos ilustrados na célula permite afirmar corretamente que, após o término da meiose, as células formadas serão
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto. --------------------------------------------------------------- Nunca mais haverá uma floresta como aquela! Não que fosse muito grande, tivesse árvores altíssimas, ou a sombra mais refrescante. Não. É que nela tudo era bonito. As árvores davam flores em diferentes meses e, assim, o ano inteiro havia, aqui e ali, árvores coloridas. _ Vejam as flores amarelas daquele ipê! _ Nem o ouro é tão brilhante. _ Colírio para os olhos. _ Fartura para as abelhas. _ Não existe outra floresta igual a nossa – comentavam os bichos, satisfeitos como se a floresta fosse criação deles. Nela moravam animais grandes e pequenos, além de milhares de aves e insetos. Uma vez por mês todos se reuniam e cada um podia dar seu palpite, fazer sua reclamação: _ As gabirobas este ano estão muito sem doce – queixou-se um dos sanhaços. _ Mas as flores das jabuticabeiras nunca deram tanto pólen! – exclamaram as abelhas. Dava gosto de ver: desde as minúsculas formigas até a musculosa onça-pintada naquela confabulação. E o esperto macaco aconselhando: _ Não devemos nos lembrar só de do que a floresta pode fazer por nós, mas do que nós podemos fazer por ela. [...] PRADO. Lucília Junqueira de Almeida. Fiz o que pude. São Paulo: Moderna, 2003. p. 4-9.
Enunciado:
- De acordo com o assunto principal do texto, crie um título para ele. Registre-o no traço acima dele.
- Na última frase do texto, o macaco deu um conselho aos outros animais da floresta. Por que ele fez isso?
- Geografia - Fundamental | 08. Regiões Polares
Leia o trecho a seguir.
Antártica: a mãe das frentes frias
16 de agosto de 2013 às 13:58 por Redação Climatempo Sempre perguntam para os meteorologistas de onde vêm as frentes frias e onde as massas polares nascem. Climatempo – Disponível em:<http://www.climatempo.com.br/noticias/172416/antartica-a-mae-das-frentes-frias/>. Acesso em: 26 abr.2015 A dinâmica climática do planeta se estabeleceu há milhares de anos e é desta forma que o equilíbrio climático se dá. Os polos são a origem das massas de ar e frentes frias que, em conjunto com outros elementos, dão todo o dinamismo na estabilidade do clima do planeta, determinando a variação de temperatura e umidade.
Considerando a importância dos polos para a manutenção da dinâmica climática, o homem deve