Leia as informações e analise a imagem a seguir .
A chuva ácida acontece porque o céu está cheio de dois gases: óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, este também chamado de ácido sulfúrico. Quando os pingos da chuva começam a cair, arrastam com eles partículas dessas substâncias tóxicas. Os gases que contaminam as chuvas são liberados pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.
Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/chuva.htm. Acesso em: 29 out. 2011.
Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-chuva-acida/chuva-acida-10.php. Acesso em: 29 out. 2011.
Descreva a consequência da chuva ácida apresentada na imagem.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 08. Past Continuous (Passado Contínuo)
Read the text and answer question.
Available at: http://www.monica.com.br/ingles/index.htm. Access on: Oct. 18 th 2012.
Enunciado:
You can infer that…
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
45. Texto base: Leia o texto a seguir. A chuva A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva molhou os transeuntes. A chuva encharcou as praças. A chuva enferrujou as máquinas. A chuva enfureceu as marés. A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou a favela. A chuva de canivetes. A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e seu brilho prateado. A chuva destroçou os guarda-chuvas. A chuva durou muitos dias. A chuva apagou o incêndio. A chuva caiu. A chuva derramou-se. A chuva murmurou meu nome. A chuva ligou o para-brisa. A chuva acendeu os faróis. A chuva tocou a sirene. A chuva com a sua crina. A chuva encheu a piscina. A chuva com as gotas grossas. A chuva de pingos pretos. A chuva açoitando as plantas. A chuva senhora da lama. A chuva sem pena. A chuva apenas. A chuva empenou os móveis. A chuva amarelou os livros. A chuva corroeu as cercas. A chuva e seu baque seco. A chuva e seu ruído de vidro. A chuva inchou o brejo. A chuva pingou pelo teto. A chuva multiplicando insetos. A chuva sobre varais. A chuva derrubando raios. A chuva acabou a luz.. A chuva regou o gramado. A chuva arrepiou os poros. A chuva fez muitas poças. A chuva secou ao sol. Disponível em:< http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/chuva-634288.shtml >l.Acesso em 19 out.2014.
Enunciado:
A leitura desse texto nos remete a pensar sobre os últimos acontecimentos ocorridos em várias partes do mundo relacionados ao problema com a escassez da água. Redija uma reflexão sobre as principais causas e consequências das responsabilidades ambientais e sociais dos seres humanos relacionadas ao fenômeno da chuva, incluindo você.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador, o alelo dominante B determina a produção de pigmento de cor preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento da cor chocolate. Um outro gene “E” está envolvido na determinação da cor da pelagem dos labradores, controlando a deposição de pigmento nos pelos, mas não nas células epidérmicas dos lábios e nariz; assim, o alelo dominante E condiciona a deposição de pigmentos nos pelos, enquanto o alelo recessivo “e” não condiciona essa deposição, atuando sobre B e b. Esses cães podem apresentar três tipos de pelagem: preta, chocolate e dourada.
Utilizando os dados apresentados acima, podemos afirmar que:
I. O cruzamento de cães pretos duplo-heterozigóticos (BbEe) produz descendentes pretos (B_E_), chocolates (bbE_) e dourados (_ _ee) na proporção de 9:3:4, respectivamente.
II. Os cães dourados descendentes do cruzamento de labradores duplo-heterozigóticos podem ter genótipos BBee (1/4), Bbee (2/4) ou bbee (1/4), o que resultaria em 3/4 de cães dourados com lábios e nariz pretos e 1/4 de cães dourados com lábios e nariz marrons.
III. É um caso de epistasia recessiva, ou seja, quando um gene, em dose dupla, impede a expressão dos alelos de outro par, que pode ou não estar no mesmo par de cromossomos homólogos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir.
Texto I
Encontrado fóssil mais antigo da espécie humana
Cientistas americanos anunciaram [...] a descoberta do fóssil mais antigo já encontrado da espécie humana. A mandíbula inferior, com cinco dentes, foi descoberta dois anos atrás na Etiópia, por um estudante. O fóssil tem 2,8 milhões de anos de idade.
Encontrado fóssil mais antigo da espécie humana. Portal G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/03/
encontrado-fossil-mais-antigo-da-especie-humana.html>. Acesso em: 17 out. 2016. Adaptado.
Texto II
Iemanjá e o poder da criação do mundo
Iemanjá era muito linda e também muito perfumada, mais conhecida como a Rainha do Mar. Desde criança, Iemanjá tinha atributos como a beleza, a maternidade, a tranquilidade, o equilíbrio e a determinação.
A princesinha Iemanjá tinha poderes especiais: podia criar, de dentro dela, as estrelas, as nuvens e os orixás. Suas cores preferidas eram prata e azul-claro.
[...]
Certo dia, Olodumare pensou: “Vou dar um presente à princesa Iemanjá para que ela não se sinta tão só”.
[...]
Assim, criaram-se os rios, lagos, mares e oceanos. Sem contar a porção de terras que a água não conseguiu ocupar. [...]
OLIVEIRA, Kiusam de. Omo-oba: histórias de princesas. Belo Horizonte: Mazza, 2009. p. 24-28. Adaptado.
De acordo com a leitura dos textos, pode-se afirmar que
- Biologia
(PUC-PR) Com relação aos parasitas e às doenças que causam, pode-se afirmar que:
I. A larva cercária, do ‘Schistosoma mansoni’, penetra no homem pela pele, causando-lhe a esquistossomose.
II. A teníase é doença causada pela ‘Taenia solium’ ou pela ‘Taenia saginata’.
III. A cisticercose é doença causada pela larva da ‘Taenia solium’.
IV. A lombriga ou ascaridíase é doença causada pelo ‘Ascaris lumbricoides’.
V. A opilação ou amarelão é doença causada pelo ‘Necator americanus’ ou pelo ‘Ancylostoma duodenale’.
VI. A filariose, que pode originar a elefantíase, é causada pela ‘Wuchereria bancrofti’.
Estão corretas: