Em uma escola, com o intuito de valorizar a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, os estudantes foram distribuídos em grupos para realizar uma tarefa referente às características atuais das diferentes regiões brasileiras, a partir do seguinte quadro:
Região | Norte | Nordeste | Centro-Oeste | Sul | Sudeste |
alimentação | peixe | Carne de sol | prato com milho e mandioca | churrasco |
|
música | ciranda | baião | Música sertaneja | vaneirão |
|
Ponto turístico | Zona Franca de Manaus | praias do litoral | Pantanal | Serra de Gramado |
|
Tipo característico | seringueiro | baiana | vaqueiro | prenda |
|
Considerando a sequência de características apresentadas, os elementos adequados para compor o quadro da Região Sudeste são:
Questões relacionadas
- História | 6.02 Era Napoleônica
(UEMG) "Há duzentos anos, em 9 de junho de 1815, encerrava-se o Congresso de Viena, conferência de países europeus que, após nove meses de deliberações, estabeleceu um plano de paz de longo prazo para o continente, que vivia um contexto político conturbado(...). Para alcançar esse objetivo, os diplomatas presentes ao Congresso de Viena criaram um mecanismo de pesos e contrapesos conhecido como "Concerto Europeu"(...). O Concerto Europeu procurou substituir um arranjo unipolar por um sistema inovador de consultas plurilaterais. Esse esforço visava a garantir a estabilidade europeia no pós-guerra".
http://blog.itamaraty.gov.br/63-historia/146-200-anos-do-congresso-de-viena.Acesso em: 20/7/2015.
O contexto conturbado vivido pela Europa antes do Congresso de Viena e os resultados deste foram, respectivamente:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Nos aeroportos existem áreas de observações nas quais as pessoas podem acompanhar a decolagem e a aterrisagem das aeronaves. Pensando no segurança dos frequentadores, essas áreas são construídas com uma proteção contra o barulho emitido pelas turbinas que operam com uma potência muito grande. Durante a decolagem de uma aeronave um aparelho consegue medir um nível sonoro de 80 dB a uma distância de 1m da turbina. Sabe-se que a intensidade mínima que corresponde ao limiar da audição é de 10-12 W/m2.
Para uma pessoa escutar o som dessa decolagem com um nível de 40 dB, a menor distância, em metros, que ela deveria se colocar é
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uefs)
O biodiesel é um combustível derivado de oleaginosas, a exemplo da soja, da mamona, do algodão e do dendê, e de restos de óleos utilizados em frituras. A adição ou substituição do biodiesel ao óleo diesel, de origem fóssil, é alternativa de combustível para o transporte e a geração de energia elétrica de fonte renovável.
Levando-se em consideração essas informações e com base nos conhecimentos de química orgânica, é correto afirmar:
- Arte | 6.1 Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Academicismo e Impressionismo
TEXTO I
MUYBRIDGE, E. Cavalo em movimento. Fotografia. Universidade do Texas, Austin, cerca de 1886.
Disponível em: www.utexasaustin.edu. Acesso em: 31 ago. 2016 (adaptado).GÉRICAULT, T. Corrida de cavalos ou O Derby de 1821 em Epson. Óleo sobre tela, 92 x 123 cm. Museu do Louvre, Paris.Disponível em: www.louvre.fr. Acesso em: 31 ago. 2016.
TEXTO III
A arte pode estar, às vezes, muito mais preparada do que a ciência para captar o devir e a fluidez do mundo, pois o artista não quer manipular, mas sim “habitar” as coisas. O famoso artista francês Rodin, no seu livro L’Art (A Arte, 1911), comenta que a técnica de fotografia em série, mostrando todos os momentos do galope de um cavalo em diversos quadros, apesar de seu grande realismo, não é capaz de capturar o movimento. O corpo do animal é fotografado em diferentes posições, mas ele não parece estar galopando: “na imagem científica [fotográfica], o tempo é suspenso bruscamente”.
Para Rodin, um pintor é capaz, em única cena, de nos transmitir a experiência de ver um cavalo de corrida, e isso porque ele representa o animal em um movimento ambíguo, em que os membros traseiros e dianteiros parecem estar em instantes diferentes. Rodin diz que essa exposição talvez seja logicamente inconcebível, mas é paradoxalmente muito mais adequada à maneira como o movimento se dá: “o artista é verdadeiro e a fotografia mentirosa, pois na realidade o tempo não para”.FEITOSA, C. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
Observando-se as imagens (Textos I e II), o paradoxo apontado por Rodin (Texto III) procede e cria uma maneira original de perceber a relação entre a arte e a técnica, porque o(a) - Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Qual a influência da comunicação nos fluxos migratórios?
Denise Cogo, doutora em comunicação, discute a relação entre as tecnologias digitais e as migrações no mundo.
Para a especialista, grande parte das representações e das experiências que conhecemos dos imigrantes chega pela mídia. “A mídia é mediadora das relações”, explica.
O imigrante não é só um sujeito econômico, mas, explica Cogo, um sujeito sociocultural. Portanto, a comunicação integra a trajetória das migrações dentro de um processo histórico. “Desde o planejamento e o estudo das políticas migratórias para o país de destino até o contato com amigos e familiares, o encontro dos fluxos migratórios com as tecnologias digitais traz novas perspectivas para os sujeitos. Também se abre a possibilidade para que, com um celular na mão, os próprios imigrantes possam narrar suas histórias, construindo novos caminhos”, analisa.
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).
Ao trazer as novas perspectivas acionadas pelos sujeitos na escrita de suas histórias, o texto apresenta uma visão positiva sobre a presença da(s)