Analise o mapa a seguir:
Assinale a alternativa que melhor define o processo de formação das monarquias nacionais.
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Considere dois blocos metálicos, um de chumbo e outro de alumínio, cada um com massa igual a 200,0g, colocados num béquer com água, e o conjunto em equilíbrio com a temperatura ambiente de 20°C. Introduzindo-se um termômetro no béquer, que se encontra ao nível do mar, o sistema é levado ao fogo e, depois de algum tempo, a temperatura da água para de subir.
Admitindo-se que o calor específico do chumbo e o do alumínio, considerados constantes na faixa de temperatura, são, respectivamente, 0,03 cal/g.°C e 0,21 cal/g.°C, é correto afirmar que a razão entre a quantidade de calor absorvido pelo bloco de alumínio e a quantidade de calor absorvida pelo bloco de chumbo é igual a
- Biologia
Observe o quadro 1 abaixo. Os algarismos I, II e III correspondem às três Classes de Annelida, e os outros algarismos referem-se a características morfológicas enumeradas no quadro 2. Assim, I, II e III representam, respectivamente, as Classes:
Quadro 1
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2015 1ª FASE) Uma estudante de Química realizou o seguinte experimento: pesou um tubo de ensaio vazio, colocou nele um pouco de NaHCO3 (s) e pesou novamente. Em seguida, adicionou ao tubo de ensaio excesso de solução aquosa de HCl, o que provocou a reação química representada por
NaHCO3 (s) + HCl (aq) → NaCl (aq) + CO2 (g) + H2O (l)
Após a reação ter-se completado, a estudante aqueceu o sistema cuidadosamente, até que restasse apenas um sólido seco no tubo de ensaio. Deixou o sistema resfriar até a temperatura ambiente e o pesou novamente. A estudante anotou os resultados desse experimento em seu caderno, juntamente com dados obtidos consultando um manual de Química:
A estudante desejava determinar a massa de
I. HCl que não reagiu;
II. NaCl que se formou;
III. CO2 que se formou.
Considerando as anotações feitas pela estudante, é possível determinar a massa de
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
" Fotografar é uma maneira de registrar para sempre um momento, um lugar, uma lembrança. Além disso, é também uma forma de expressão. Por meio da fotografia podemos conhecer o modo como o fotógrafo vê e se comunica com o mundo."
- Professor, peça aos alunos para fazerem uma reflexão sobre o texto acima.
- À partir desta reflexão, o professor vai falar também sobre os elementos que são necessários no momento que vamos fotografar. Falar sobre a importância da luz, do enquadramento, do ângulo, da composição, dos planos, focos, entre outros.
- Disponível: http://ozhernandez.blogspot.com.br/2015/04/elementos-visuais-da-linguagem.html
- A proposta para esta aula é fazer uma experimentação de uma composição usando a luz de um retroprojetor.
- O professor vai separar a sala em grupos de até 04 alunos.
- Cada grupo vai montar uma composição bem bonita, dentro da tampa da caixa de sapato, utilizando os objetos de plástico.
- Com a luz da sala apagada e o retroprojetor ligado, os alunos vão colocar as composições que foram montadas sobre o retroprojetor. A imagem resultante será projetada na parede.
- Peça aos alunos para afastar e aproximar a composição do retroprojetor e observar o que acontece com a imagem.
- Peça aos alunos para fotografar as imagens projetadas.
- Revelar as fotos.
Fonte: Ápis – Arte – Eliana Pougy Ensino Fundamental Anos Iniciais – Manual do professor Página 304
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(FITS) Analisando as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F, para as falsas. O DNA mitocondrial (mtDNA) é um marcador genético de interesse nos estudos forenses, especialmente pelo fato de que:
( ) é herdado conforme o padrão de herança patrilinear do cromossomo y.
( ) sofre poucas modificações e, por essa razão, vem sendo utilizado em muitos estudos antropológicos.
( ) apresenta caráter policlonal, sendo que o mtdna de todos os indivíduos apresentam as mesmas sequências.
( ) o DNA mitocondrial, presente no citoplasma das células, é de herança matrilinear, posto que o citoplasma do zigoto provém do óvulo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a: