Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the picture, listen to your teacher. Then color the happy face if the sentence is TRUE.
There is a turtle in the picture. TWO: There is a panda in the picture. THREE: There is a big dog in the picture. FOUR: There is a rabbit in the picture.
- Química | 2.4 Cinética Química
(UESC)
A decomposição térmica do metoximetano, à determinada temperatura, representada pela equação química e os dados experimentais da tabela, permitem afirmar que a:
- Geografia - Fundamental | 06. Sociedade e Meio Ambiente
Leia o texto e observe a imagem a seguir para responder a quest!ão.
O tempo de vida dos seres humanos tem aumentado nos últimos anos. Isso se deve às melhorias na alimentação e tratamento médico para várias doenças. Ao longo de nossa vida precisamos de muitas coisas para viver bem e de forma saudável. Todas essas coisas são encontradas na natureza.
Disponível em: http://ivanerix.zip.net/. Acesso em 01/05/2011. (adaptado)
Explique o porquê devemos preservar a natureza.
- Arte
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
ATAÍDE, M. C. Coroação de Nossa Senhora de Porciúncula. Detalhe da pintura do forro da nave da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto. 1801-12.Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Acesso em: 30 out. 2015.
TEXTO IIManuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830), assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de partida para a seleção iconográfica das suas composições, que então recriava com inventiva liberdade.Se Mário de Andrade houvesse conseguido a oportunidade de acesso aos meios de aproximação ótica da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde, imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa terra, em pleno século XVIII.FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
O Texto II destaca a inovação na representação artística setecentista, expressa no Texto I pela - Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
As cobras corais verdadeiras são consideradas um caso de aposematismo, em que um padrão de cores bastante chamativo atua como sinalização de alerta para eventuais predadores sobre a condição peçonhenta do animal.
Já as cobras corais falsas não são peçonhentas, por isso seu padrão de cores, muito semelhante ao das corais verdadeiras, é uma adaptação classificada como