Look at the picture, listen to your teacher. Then color the happy face if the sentence is TRUE.
There is a turtle in the picture. TWO: There is a panda in the picture. THREE: There is a big dog in the picture. FOUR: There is a rabbit in the picture.
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Analisando as informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar corretamente que o número de homens com irmãos corresponde, do número de mulheres com irmãos, a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Analise os textos I e II, a seguir, e responda à questão.
TEXTO I
POPULAÇÃO MAIS OBESA
Saiba por que este tema virou notícia: excesso de peso
Hambúrguer, chocolate, refrigerante, salgados, batata frita. Se você ficou com água na boca, preste atenção se esses alimentos estão frequentando muito as suas refeições. São alimentos calóricos e ricos em gorduras. Em outras palavras, embora pareçam muito gostosos, quando comidos diariamente, eles contribuem para que você aumente muito o peso corporal. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada esta semana, tocou o sinal de alerta para os belo-horizontinos. O estudo Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) foi tema de todos os jornais no Brasil, além do Estado de Minas.
A pesquisa indicou que, entre 2006 e 2011, a população de BH com excesso de peso passou de 37,3% para 45,3%, aumento de oito pontos percentuais. Isso significa que de cada 10 belo-horizontinos, praticamente cinco estão acima do peso. A pesquisa entrevistou pessoas com mais de 18 anos, mas você já precisa começar a pensar sobre isso. Quanto mais cedo iniciarmos uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada, mais chances teremos de ficar com corpo em forma e, principalmente, com a saúde em dia.
CRUZ, Márcia Maria. População mais obesa. Jornal Estado de Minas. 4 de abr. de 2012 Disponível em:
http://impresso.em.com.br/app/noticia/toda-semana/guri/2012/04/14/interna_guri,32025/populacao-mais-obesa.shtml. Acesso em: 18 de abr. de 2012.
TEXTO II
Os dois textos utilizam graus de formalidade
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Fotos impressas com imagens da Capoeira
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Grãos variados (arroz, feijão, milho, soja)
- Garrafas pet
- Fitas autocolantes coloridas
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre a origem da capoeira e
perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira. Levante algumas questões como:
- Quem já ouviu falar de capoeira?
- Alguém já jogou capoeira?
- Aonde viram?
- Conhece algum instrumento da capoeira?
- Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
- Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses
questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira.
- Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os
movimentos da capoeira.
Disponível: Google – Fotos de Capoeira
Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/
- O professor deverá mostrar alguns vídeos de Capoeira para as crianças, chamando a atenção
das crianças para a organização da roda, o nome e tipos de movimentos, passos que os
capoeiristas fazem, a música, o espaço , os tipos de instrumentos usados. Acrescente novas
informações, ampliando o conhecimento das crianças.
- Algumas sugestões de vídeos sobre Capoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=fzGpAUWzhBw
https://www.youtube.com/watch?v=068SGqHn2aw
https://www.youtube.com/watch?v=5cuO-VuJtSA
- O professor deve falar sobre a história da capoeira no Brasil para as crianças, mostrando a
capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi
reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Disponível:
- Se a escola autorizar, o professor poderá convidar um mestre de capoeira para mostrar os
movimentos realizados no jogo. Ou ainda, levar as crianças para assistirem uma apresentação
de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar
de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para
prestigiarem o evento.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21519
- Em outro momento, o professor poderá sugerir para as crianças a confecção de um
instrumento da capoeira. Como sugestão: O Caxixi.
Fonte: https://www.slideshare.net/joemille/instrumentos-da-capoeira/4
- Modo de fazer o Caxixi:
- OBS: Este processo deve ser feito pelo professor e somente algumas partes do projeto
poderá ter a participação das crianças
- Peça as crianças para separar os grãos de feijão, arroz , milho ou soja em um recipiente e
reserve .
- O professor deve cortar as garrafas pet para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalo,
que você vai unir para montar o chocalho.
- Peça as crianças para colocar os grãos secos dentro da garrafa. Auxilie as crianças neste
momento. Una as partes da garrafa.
- Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.
- Peça as crianças para enfeitar o caxixi com fitas autocolantes coloridas.
- Pronto, agora você já tem um caxixi colorido para acompanhar a música preferida das
crianças na capoeira.
-Observação: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de grãos, você vai conseguir sons diferentes.
Fonte: https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/
A DANÇA, A CAPOEIRA E AS CORES
- Inglês - Fundamental | 13. Adjetives: Feeling and Emotions (Adjetivos para os Estados Emocionais)
According to the image, choose the correct alternative.
- Física
O diagrama mostra a utilização das diferentes fontes de energia no cenário mundial. Embora aproximadamente um terço de toda energia primária seja orientada à produção de eletricidade, apenas 10% do total são obtidos em forma de energia elétrica útil.
A pouca eficiência do processo de produção de eletricidade deve-se, sobretudo, ao fato de as usinas: