Explicaê

01

MATERIAL

- Fotos impressas com imagens da Capoeira

- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)

- Grãos variados (arroz, feijão, milho, soja)

- Garrafas pet

- Fitas autocolantes coloridas

 

    PROCEDIMENTOS

- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre a origem da capoeira e

  perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira. Levante algumas questões como:

 

  • Quem já ouviu falar de capoeira?
  • Alguém já jogou capoeira?
  • Aonde viram?
  • Conhece algum instrumento da capoeira?
  • Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?

 -  Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses  

    questionamentos,   os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira.  

-  Em seguida, mostre  fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os  

    movimentos  da capoeira.  

    Disponível: Google – Fotos de Capoeira  

  img_Q110690_QC452543_0_original.png?1562  

Fonte:   https://www.todamateria.com.br/capoeira/  

- O professor deverá mostrar alguns vídeos de Capoeira para as crianças, chamando a atenção  

    das crianças para a organização da roda, o nome e tipos de movimentos, passos que os  

    capoeiristas fazem, a música, o espaço , os tipos de instrumentos usados. Acrescente novas  

    informações, ampliando o conhecimento das crianças.  

- Algumas sugestões de vídeos sobre Capoeira:  

    https://www.youtube.com/watch?v=fzGpAUWzhBw  

    https://www.youtube.com/watch?v=068SGqHn2aw  

    https://www.youtube.com/watch?v=5cuO-VuJtSA  

- O professor deve falar sobre  a história da capoeira no Brasil para as crianças, mostrando a  

    capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi  

    reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.  

    Disponível:  

        http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL647810-5598,00- CAPOEIRA+VIRA+PATRIMONIO+CULTURAL+BRASILEIRO.html  

- Se a escola autorizar, o professor poderá convidar um mestre de capoeira para mostrar os  

  movimentos realizados no jogo. Ou ainda, levar as crianças para assistirem uma apresentação  

    de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar  

  de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para  

  prestigiarem o evento.  

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21519  

- Em outro momento, o professor poderá sugerir para as crianças a confecção de um  

  instrumento da capoeira. Como sugestão: O Caxixi.  

  img_Q110690_QC452543_1_original.png?1562  

Fonte:    https://www.slideshare.net/joemille/instrumentos-da-capoeira/4  

-  Modo de fazer o Caxixi:  

- OBS: Este processo deve ser feito pelo professor e somente algumas partes do projeto  

  poderá ter a participação das crianças  

- Peça as crianças para separar os grãos de feijão, arroz , milho ou soja em um recipiente e   

  reserve .  

- O professor deve cortar as garrafas pet para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalo,  

  que você vai unir para montar o chocalho.  

- Peça as crianças para colocar os grãos secos dentro da garrafa. Auxilie as crianças neste  

  momento. Una as partes da garrafa.  

- Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.  

- Peça as crianças para enfeitar o caxixi  com fitas autocolantes coloridas.  

- Pronto, agora  você já tem um caxixi colorido para acompanhar a música preferida das     

  crianças na capoeira.  

-Observação: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de grãos, você vai conseguir sons diferentes.  

  img_Q110690_QC452543_2_original.png?1562  

Fonte:   https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/  

A DANÇA, A CAPOEIRA E AS CORES