(UESC)
A decomposição térmica do metoximetano, à determinada temperatura, representada pela equação química e os dados experimentais da tabela, permitem afirmar que a:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UFG) As regiões de Floresta Tropical Atlântica propiciam um conforto térmico compatível à vida do homem e outros animais. Quanto a esse conforto, uma característica morfofisiológica presente em plantas dessa formação vegetal e uma região do Brasil em que ela ocorre, são
- Física | 1.2 Vetores
(PUC-MG) Assinale a opção correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Explique as expressões destacadas de acordo com o contexto.
a) Tudo pronto, hora de rodar.
b) Em 13 oferecimentos, nenhuma recusa.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
O espelho da Copa
Brasília — A Copa do Mundo de 2014 foi uma espécie de hidra. Houve a cabeça do espetáculo do esporte, a do irracionalismo nacionalista, a da surpresa positiva dentro e fora dos estádios, a da ameaça de fiasco organizacional, a do legado incerto, aquela que instigou protestos nas ruas, e por aí vai.
Mas o sorteio dos grupos da Copa iluminou um aspecto: a dificuldade do Brasil em lidar com sua própria imagem.
O melhor exemplo veio de Manaus. Antes do sorteio, o técnico da Inglaterra reclamou da hipótese de jogar em um lugar quente e úmido – para não falar nos bichos perigosos que transmitem perebas insondáveis, como lembrou a imprensa britânica (não sem razão).
Qual foi a resposta brasileira à esportivamente correta preocupação? O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), disse, com sua habitual finesse de lutador de jiu-jítsu, que os ingleses não seriam bem-vindos. Poderia ter falado sobre as maravilhas amazônicas para turistas em potencial, mas preferiu amarrar o nome de Roy Hodgson na boca de um sapo e jogar o batráquio num igarapé.
Só deu meio certo: a Inglaterra caiu no “grupo da morte”, mas pegaria a Itália em… Manaus. Depois, Virgílio tentou consertar, mas era tarde.
O episódio é banal, mas revelador da inconstância de um país isolado historicamente. Ora somos vira-latas, ora enchemos o peito de orgulho para desafiar o mundo; a política externa do país é um exemplo acabado de como isso pode ser prejudicial na prática.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/142632-o-espelho-da-copa.shtml>. Acesso em: 26 jan. 2016. Adaptado.
No texto, o autor pretende demonstrar que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
“O computador, dando prioridade à busca pela própria felicidade, parou de trabalhar para os humanos”. E assim que termina o conto O dia em que um computador escreveu um conto, escrito por uma inteligência artificial com a ajuda de cientistas humanos.
Os cientistas selecionaram palavras e frases que seriam usadas na narrativa, e definiram um roteiro geral da história, que serviria como guia para a inteligência artificial. A partir daí, o computador criou o texto combinando as frases e seguindo as diretrizes que os cientistas impuseram. Os juízes não sabem quais textos são escritos por humanos e quais são feitos por computadores, o que mostra que o conto estava bem escrito. O dia só não passou para as próximas etapas porque, de acordo com os juízes, os personagens não foram muito bem descritos, embora o texto estivesse estruturalmente impecável.
A ideia dos cientistas é continuar desenvolvendo a criatividade da IA para que ela se pareça cada vez mais com a humana. Simular esse tipo de resposta é difícil, porque o computador precisa ter, primeiro, um banco de dados vasto vinculado a uma programação específica para cada tipo de projeto – escrita, pintura, música, desenho e por aí vai.
DANGELO, H. Disponível em: https: /isuper.abril.com.br.Acesso em: 5 dez. 2018.
O êxito e as limitações da tecnologia utilizada na composição do conto evidenciam a