Os alunos do quarto ano pesquisaram e descobriram que os povos ameríndios, à época da chegada dos portugueses, habitavam várias partes do território brasileiro, falavam diversos idiomas e possuíam características étnicas e culturais diferentes. Contudo, havia traços culturais comuns entre os vários povos indígenas brasileiros. Mas quais eram os traços culturais comuns dos indígenas? Leia alguns trechos da pesquisa que Pedro e seus colegas realizaram e faça o que se pede.
[...] Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Suas tabas (aldeias) abrigavam entre 600 a 700 habitantes. A alimentação dos índios do Brasil se compunha, basicamente, de farinha de mandioca, peixe, mariscos e carne. Conheciam-se os temperos e a fermentação de bebidas alcoólicas. Com as fibras nativas dos campos e florestas, fabricavam-se cordas, cestos, peneiras, esteiras, redes, abanos de fogo. Aos homens cabiam as tarefas de esforço intenso como o preparo da terra para o cultivo, a construção das ocas e a caça. As mulheres, além do trabalho natural de dar à luz e cuidar das crianças, semeavam, colhiam, modelavam, teciam, faziam bebidas e cozinhavam. As grandes famílias tinham um líder e as aldeias tinham um chefe, o morubixaba. As crenças religiosas dos índios possuíam papel ativo na vida da tribo. Praticavam-se diversos rituais mágico-sagrados relacionados ao plantio, à caça, à guerra, ao casamento, ao luto e à antropofagia. [...]
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-o-brasil-antes-do-descobrimento.htm>. Acesso em: 21 out. 2015.
Enunciado:
a) Escreva, no cartaz a seguir, as conclusões sobre o modo de vida comum dos indígenas no passado. Caso queira, faça mais ilustrações.
b) Cite exemplos que confirmem que os indígenas viviam de forma justa e igualitária.