Texto base:
Enunciado:
De acordo com o estatuto da criança, TODA CRIANÇA TEM DIREITO À MORADIA. Por que existem crianças morando nas ruas?
De que material são feitas as casas / abrigos de rua?
O que é preciso para se resolver a questão da moradia para quem não tem?
Quais os problemas que uma criança que mora na rua enfrenta?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
China, Vietnã e Cuba são exemplos de transições de um sistema rigidamente comunista a outro que incorpora, em graus diversos, elementos de uma economia de mercado.
Cada exemplo é um caso próprio. No norte-coreano, trata-se de uma dinastia comunista que levou o culto da personalidade a extremos faraônicos.
As cenas de adoração coletiva têm caracterizado o comunismo norte-coreano desde o primeiro governo de Kim il-Sung, no pós-guerra.
Após a morte do “grande líder”, nos anos 1990, quem assumiu o poder foi seu filho, Kim Jong-il, apelidado de “querido líder”. E seu neto herdou o poder – e o apelido – em 2011.
Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150512_coreia_norte_economia_pai>. Acesso em: 30 maio 2017.
O texto demonstra que atualmente ainda existem países que tentam dar continuidade ao legado comunista da extinta União Soviética. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UECE) A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou bandeira vermelha 2 para as contas de luz de junho deste ano, o que significa um adicional de R$ 5,00 para cada 100 kWh consumido. Considerando que uma certa indústria utilizou um resistor para aquecimento, cuja potência é de 50 kW por 4 horas durante esse mês, o adicional na conta associado a este consumo foi, em R$,
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O trecho a seguir foi extraído de uma narrativa ficcional ambientada no período Neolítico e trata de conflitos entre dois grupos que estão separados por um rio, um liderado por Rei e outro por Lalo. [...] Rei anda ainda com armas antigas, a velha lança de ponta de chifre afiado, o velho arco pesado, com flechas finas de matar passarinho, enquanto os outros [liderados por Lalo] já têm arcos de madeiras muito mais leves e firmes, que lançam muito longe flechas que matam até bichos grandes. E têm também as espadas, feitas duma pedra que derrete num pote no fogo e, quando volta a esfriar, toma a forma do pote. Bronze, chamam, podem fazer de bronze facas e espadas que cortam fácil tanto um cabelo como um pescoço. [...] Num lado do rio, o povoado cresce com gente de paz vinda de todos os vales, como no outro lado do rio cresce o bando de Lalo [...]. No tempo seco, quando o rio baixa, atravessam o rio para saquear plantações, atacar aqui ou ali – mas o povoado [de Rei] sempre se defende. A cada vez, no entanto, a luta custa mais e mais homens [...]. Pellegrini, Domingos. No começo de tudo. São Paulo: Nova Alexandria, 2002. p. 112-113.
Enunciado:
De acordo com essa narrativa, o bando de Lalo tinha vantagem em relação aos habitantes do povoado vizinho. Essa vantagem existia porque o grupo de Lalo:
- Química | 3.7 Polímeros
As plantas realizam fotossíntese pela captura do gás carbónico atmosférico e, juntamente com a água e a luz solar, produzem os carboidratos. No esquema está apresentada a equação desse processo, em que as letras x e y representam os coeficientes estequiométricos da reação.
Quais são os valores dos coeficientes x e y da equação balanceada de produção do carboidrato e oxigênio?
- Geografia | 3.5 Vegetação
O pau-brasil foi a primeira matéria tintorial vinda da América a ser comercializada na Europa [...] A exploração do pau-brasil é reconhecida como o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. [...] Foi explorado pelas maiores potências comerciais de então (portugueses, franceses, holandeses e ingleses, entre outros). [...] Em 1501, dom Manuel declarou o paubrasil monopólio da Coroa portuguesa. [...] Embora tenha sido oficialmente designado como espécie em perigo de extinção, o pau-brasil continua sendo alvo de comércio ilegal e também avança incessantemente o desmatamento de seu hábitat natural. [...] A redução da área original é o fator que mais coloca em risco a sobrevivência do pau-brasil, implacavelmente devastada ao longo dos últimos 500 anos.
(Eduardo Bueno. Pau-Brasil, 2002. Adaptado.)
O hábitat natural do pau-brasil é o bioma