As plantas realizam fotossíntese pela captura do gás carbónico atmosférico e, juntamente com a água e a luz solar, produzem os carboidratos. No esquema está apresentada a equação desse processo, em que as letras x e y representam os coeficientes estequiométricos da reação.
Quais são os valores dos coeficientes x e y da equação balanceada de produção do carboidrato e oxigênio?
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En el terremoto de Turquía de 1999, murieron 705 personas y miles todavía sufren secuelas físicas o psíquicas.
ELLOS NO PUDIERON EVITARLO.
Carmen no sabe qué es un terremoto, pero un conductor borracho se estrelló contra el coche de sus padres. Ellos murieron. Ella no.
TÚ SÍ PUEDES EVITARLO.
Es España, cada año, más de 140.000 personas sufren heridas en accidente de tráfico, la cuarta parte graves o irreversibles. Cerca de 6.000 mueren. Casi diez veces más muertos en el terremoto de Turquía o en que las inundaciones de China y más de la mitad que en el huracán Mitch. Y es que, hay tragedias que no se pueden evitar. Y tragedias que tú sí puedes evitar.
YA BASTA. Por favor, cumple las normas.
Ministerio del Interior
Dirección General de tráfico
Tiempo en Hoy, nº 953, 7 de agosto de 2000. Grupo Zeta.
O texto trata-se de uma campanha, seu objetivo é levar o leitor a refletir sobre uma problemática e desta forma mudar alguns hábitos. Para isso o texto explica que
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Texto base: Leia o texto A história de Galileu Galilei Bom, tudo começou quando ele conheceu um instrumento inventado na Holanda, chamado luneta. Era o ano de 1609, e Galileu decidiu aperfeiçoá-la. Em um ano, ele conseguiu melhorar a capacidade de aumento e aproximação do instrumento em 20 vezes! Nascia ali o telescópio moderno. Na época, acreditava-se que todos os corpos celestes eram esferas perfeitas e imutáveis. Mas com seu instrumento de observação, Galileu conseguiu ver as formas acidentadas da Lua. Ele viu também manchas escuras se movendo na face do Sol, e percebeu que o planeta Vênus tinha fases como a Lua. Suas observações levavam a crer que Nicolau Copérnico estava certo quando disse que a terra girava ao redor do Sol. Por isso, Galileu foi repreendido pela Igreja Católica em 1616. Acatando as ordens da Igreja, Galileu silenciou sobre o tema por sete anos. Logo ele, que declamava suas ideias em alto e bom som em jantares e debates, teve que se calar. Mas não parou de produzir! Galileu pesquisou coisas que afrontassem menos as ideias da Igreja, como colocar os satélites de Júpiter a serviço da navegação para ajudar os marinheiros a calcular a longitude das embarcações no mar. FIGUEIRA, Mara. A história de Galileu Galilei. Ciência Hoje, 11 de ago. 2010. Disponível em <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-de-galileu-galilei/>. Acesso em 13 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
Em sua opinião, como se estabelece a relação entre religião e o avanço da ciência nos dias de hoje? A igreja ainda interfere nos assuntos científicos? Justifique sua resposta, utilizando dois argumentos historicamente corretos.
- História | 3.2 Era Vargas
(IFSC) Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. Esse período durou até 1945, quando se finalizou aquilo que ficou conhecido como “Era Vargas”. Sobre o Estado Novo, assinale a alternativa CORRETA.
- Física
Analise as afirmativas.
I. Calor Sensível é o calor trocado por um sistema e que provoca nesse sistema apenas variação de temperatura.
II. Calor latente é o calor trocado por um sistema e que provoca nesse sistema apenas uma mudança de estado físico.
III. A capacidade térmica de um corpo é a relação constante entre a quantidade de calor recebida e a correspondente variação de temperatura, sendo a equação matemática escrita na forma Q = mc(Tf-Ti).
IV. O calor latente de uma mudança de estado de uma substância pura, mede numericamente a quantidade de calor trocada por uma unidade de massa da substância durante aquela mudança de estado, enquanto sua temperatura permanece constante.
Assinale a alternativa correta.
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(UDESC) O filme E o vento levou, de 1939, com direção de Victor Fleming, retrata um período da História dos Estados Unidos conhecido como a Guerra de Secessão (ou Guerra Civil Americana), ocorrida entre os anos de 1861 a 1865.
Analise as proposições sobre este período, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os estados que formavam os EUA estiveram envolvidos em uma sangrenta guerra (norte X sul) na qual estava em jogo, entre outros motivos, a oposição entre a utilização do trabalho livre e o trabalho escravo.
( ) Os sulistas defendiam o fim do trabalho escravo em todo o território dos EUA, e o movimento pela abolição dos escravos tornou-se maior durante a primeira metade do século XIX.
( ) O fim da escravidão nos EUA não significou igualdade de condições para as populações de ex-escravos e seus descendentes, uma vez que em muitos estados dos EUA foram criadas leis segregacionistas, como, por exemplo, a que separava negros de brancos em espaços públicos como ônibus, banheiros, bares e restaurantes.
( ) Além da divergência sobre a escravidão, outros temas que opunham os estados do Norte aos do Sul referiam-se às tarifas sobre importação, ao acesso a novas terras localizadas a oeste, à atuação do governo federal em relação ao sistema bancário e ao sistema de transportes.