Observe os climogramas de duas cidades brasileiras:
A análise dos climogramas permite concluir que:
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Texto base: Texto 1 Na sociedade medieval, a economia era, predominantemente, agrária e as atividades comerciais limitadas, devido ao lento processo de ruralização. Por isso, a sociedade passou a se organizar em feudos – espaço territorial e político dominado por um suserano ou senhor feudal. No feudo havia cultivo de alimentos e criação de animais. Disponível em: < http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1392-11207-,00.html/>. Acesso em: 24 out. 2015. Texto 2
Disponível em: < https://www.ibiblio.org/wm/rh/>. Acesso em: 24 out. 2015.
Enunciado:
O ritmo econômico da sociedade medieval determinou as relações de trabalho que foram estabelecidas, sendo que essa sociedade se dividiu em três grupos básicos que possuía funções determinadas. O trabalho nos feudos, mencionado no texto e observado na imagem, era exercido, em particular, por um desses grupos composto pelos
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o trecho a seguir. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” ( Constituição Federal de 1988, artigo 205.) Além da Constituição Federal, de 1988, existem, ainda, duas leis que regulamentam a Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Disponível em: http://www.guiadedireitos.org. Acesso em: 04 abril 2015.
Enunciado:
Qual é o objetivo desses documentos?
- Física
Um objeto real se encontra sobre o eixo principal de um espelho côncavo, de distância focal 10cm, e a 20cm do vértice do espelho. Sendo obedecidas as condições de Gauss, sua imagem é:
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
Analise, atentamente, o gráfico a seguir.
IDENTIFIQUE a afirmativa CORRETA relacionada às informações apresentadas no gráfico.
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Diz-se, em termos gerais, que é preciso “falar a mesma língua”: o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O português da Bahia é o mesmo português do Rio Grande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes ― linguísticas, climáticas, ambientais? O português do médico é igual ao do seu cliente? O ambiente social e o cultural não determinam a língua? Estas questões levam à constatação de que existem níveis de linguagem. O vocabulário, a sintaxe e mesmo a pronúncia variam segundo esses níveis.
VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981 (fragmento).
Na fala e na escrita, são observadas variações de uso, motivadas pela classe social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelo gênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situações linguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguística adequada à situação específica de uso social está expressa