Você aprendeu que os mapas são importantes documentos sobre a nossa história. Observe nos mapas I (que data de 1502) e II (que data de 1509) a região onde hoje localiza-se o Brasil. Compare os registros que aparecem nos dois e responda o que é solicitado em seguida.
Após analisar os mapas atentamente, assinale a alternativa correta:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analise a imagem a seguir que mostra uma brincadeira antiga.
Disponível em: <http://static.hsw.com.br/gif/esconde-esconde-01.gif>. Acesso em: 12 out. 2013.
Enunciado:
Essa brincadeira é conhecida pelo nome de:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Eu sobrevivi do nada, do nada
Eu não existia
Não tinha uma existência
Não tinha uma matéria
Comecei existir com quinhentos milhões
e quinhentos mil anos
Logo de uma vez, já velha
Eu não nasci criança, nasci já velha
Depois é que eu virei criança
E agora continuei velha
Me transformei novamente numa velha
Voltei ao que eu era, uma velha
PATROCÍNIO, S. In: MOSÉ, V. (Org.). Reino dos bichos e dos animais é meu nome. Rio de Janeiro: Azougue, 2009.
Nesse poema de Stela do Patrocínio, a singularidade da expressão lírica manifesta-se na:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o trecho.
Imagine a culinária contemporânea sem o açúcar. Para muitos, além da perda inestimável de um sabor muito agradável, a inexistência desse ingrediente tornaria impossível a preparação de vários pratos bastante apreciados. Na verdade, o açúcar só começou a adentrar as cozinhas do mundo a partir do século XVII, quando a mercadoria começou a ter uma circulação significativa e se tornou mais acessível. Até então, qualquer tipo de adoçamento era feito com mel e o sumo da cana.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/historias-acucar.htm>. Acesso em: 05 jun. 2015.
No Brasil, o açúcar foi incorporado a diversos pratos e passou a fazer parte da nossa cultura. As primeiras mudas de cana-de-açúcar chegaram ao Brasil no século XVI e foram trazidas pelos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Morfologia
Leia o conto a seguir.
A beleza total
A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.
A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.
O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.
Andrade, Carlos Drummond de. A beleza total. In: Contos plausíveis / Carlos Drummond de Andrade; posfácio Noemi Jaffe. — 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13274.pdf. Acesso: 05 jul. 2019.
Releia o trecho seguinte:
"A moça vivia confinada num salão em que só penetrava."
- A palavra destacada consiste na união de palavras de diferentes classes gramaticais. No exemplo em análise, ocorre combinação ou contração?
- Desmembre o vocábulo destacado de forma a identificar as palavras que o formam.
- Dê a classe gramatical das palavras que formam a contração “num”.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Unisc) “O grupo do ‘eu’ faz, então, de sua visão a única possível, ou mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do ‘outro’ fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível”.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 9.
A citação explicita o fenômeno social denominado etnocentrismo. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que explica o conceito.