João, um aluno do 2º ano, resolveu fazer uma maquete de sua sala de aula. Veja como ficou.
A) EXPLIQUE o que é uma maquete.
B) De qual ponto de vista João está observando a maquete?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Depois de comentar o caso de Gandhi, o autor atinge o tema sobre o qual realmente quer falar, que é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As pessoas podem participar de diferentes grupos sociais. O primeiro grupo social com o qual temos contato é:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) Para que ocorra a visão, é necessário que exista uma fonte de luz. [...] A luz entra pela pupila e atravessa o cristalino, o qual projeta uma imagem na retina. Esta funciona como um conjunto de células fotoelétricas, que recebem a energia luminosa e a transformam na energia elétrica levada pelos nervos ópticos até o córtex visual, parte do cérebro responsável pela visão. [...]Na produção de filmes 3D, a câmara estereoscópica simula a visão do olho humano. Cada lente é colocada acerca de seis centímetros uma da outra. Nesse processo ainda devem ser controlados zoom, foco, abertura, enquadramento e o ângulo relativo entre elas. [...]Um truque utilizado pela indústria é filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente. A imagem refletida é girada e invertida antes da edição do filme. (KILNER, 2010).
Além da informação acerca da localização, a visão fornece informações complementares sobre a natureza dos vários objetos observados. Considerando-se o conhecimento biológico associado à capacidade visual e suas limitações, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
São dados os pontos A, B, C e D, os vértices R e S do triângulo RST e o incentro I deste mesmo triângulo.
Lembrando que o incentro de um triângulo é o ponto de encontro das bissetrizes desse triângulo, o vértice T do triângulo RST coincide com o ponto:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UESC) O óleo de cozinha descartado pode causar sérios riscos ambientais, como entupimentos de bueiros que escoam águam de chuva para o sistema de esgotos, contaminando córregos, rios e até mesmo os lençóis freáticos. Por esse motivo, uma empresa de petróleo vem incentivando o trabalho de cooperativas que recolhem o óleo de cozinha e o de dendê utilizados na reciclagem e na produção de biodiesel.
Uma análise dessas informações, com base nos conhecimentos de química, permite afirmar: