As pessoas podem participar de diferentes grupos sociais. O primeiro grupo social com o qual temos contato é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 1° APLICAÇÃO) Relatos de viagem: nas curvas da Nacional 222, em Portugal
Em abril deste ano, fomos a Portugal para uma viagem de um mês que esperávamos há um ano. Pois no dia 4 de maio, chegávamos ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Que linda a “antiga, muy nobre, sempre leal e invicta” cidade do Porto! “Encantei-me”, diriam eles... pelas belas paisagens, construções históricas com lindas fachadas, parques e praças muito bem cuidados.
Os tripeiros, sinônimo de portuenses, têm orgulho de sua cidade, apelidada de Invicta — nunca foi invadida. E valorizam tudo o que há de bom ali, como “a melhor estrada para se dirigir do mundo”, a Nacional 222.
Pois na manhã do 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos, resolvemos conhecer a tal maravilha. A cada 10 km tínhamos que encostar: corríamos, dançávamos, tomávamos chocolate quente, sopa, tudo que fosse quentinho. E lá íamos para mais uma etapa. Uma aventura deliciosa. Depois de três horas — mais ou menos o dobro do tempo necessário, não fossem as paradas para aquecimento —, chegamos a casa! Congelados, mas maravilhados e invictos!
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).
Nesse texto, busca-se seduzir o leitor por meio da exploração de uma voz externa sobre a identidade histórica do povo português. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia o texto.
No final dos anos 1960, os países africanos tornaram-se independentes, mas para se ter independência não basta um território e uma bandeira. A questão racial e a relação com os países colonizadores não terminou aí. As ligações políticas e culturais continuam a ser assimétricas porque foram construídas dessa forma. Não é em dez ou 20 anos que se reconstrói uma relação. Reconquistar a liberdade e a autonomia leva tempo. É preciso desarticular estas ligações, negociar uma relação mais justa e horizontal. A descolonização está na forma como se organiza a sociedade para que se possa decidir o futuro e atingir objetivos.
Disponível em: <https://sol.sapo.pt/artigo/559091/felwine-sarr-nao-e-possivel-reescrever-
a-historia-mas-africa-pode-reinventar-se->. Acesso em: 11 jun. 2017.
Segundo o autor do texto, o processo de descolonização da África ainda não ocorreu completamente, pois
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o quadrinho a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/IRBglZ>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
O quadrinho representa os acontecimentos da Revolução de 1917, que teve como principal motivação a
- Biologia | 12.6 Populações
(UECE) Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume.
( ) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental.
( ) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive.
( ) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A sociedade, com sua regularidade, não é nada externa aos indivíduos; tampouco é simplesmente um “objeto oposto” ao indivíduo; ela é aquilo que todo indivíduo quer dizer quando diz “nós”. Porém, esse “nós” não passa a existir porque um grande número de pessoas isoladas que dizem “eu” a si mesmas posteriormente se une e resolve formar uma associação. Nenhuma das funções sociais existe sem as outras.
ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 (adaptado).
No excerto, nota-se que, para o sociólogo Norbert Elias, as funções sociais estão associadas aos(às)