O gráfico seguinte mostra o número de focos de queimadas em Goiás, entre 2004 e 2008, sendo que o valor relativo a 2008 refere-se somente ao período de 1.º de janeiro a 5 de agosto.
Suponha que o número de focos de queimadas em Goiás no período de 6 de agosto a 31 de dezembro de 2008 tenha sido de 60% do total das queimadas ocorridas no ano de 2007. Nesse caso, o número total de focos de queimadas em 2008 foi de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Toda criança tem direitos; mas também deveres. Leia a piada a seguir.
Joãozinho fez seu dever de casa com pressa, bem rápido. Sua mãe falou: - Joãozinho, por que você fez tão rápido o seu dever? Você sabia que a pressa é inimiga da perfeição? Ele respondeu: - Ah mãe, eu não tenho nada a ver com isso. Elas que façam as pazes.
Disponível em: http://criancas.uol.com.br/piadas/livro-de-piadas/viagem-de-trem.jhtm Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
Responda:
A) Joãozinho cumpriu com seus deveres de criança? Explique sua resposta.
B) Cite dois deveres de toda criança, relacionados aos itens saúde e ao relacionamento com as pessoas:
Saúde: ________________________________________________
Pessoas: _____________________________________________
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UEPB)
“No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra,
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Juriti não suspira, inhambu seu canto encerra.
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Acauã, bem no alto do pau-ferro, canta forte,
Como que reclamando sua falta de sorte.
Asa branca. sedenta, vai chegando na bebida.
Não tem água a lagoa, já está ressequida.
E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste.
Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste”.(Música Aquarela Nordestina – Rosil Cavalcanti e Maria das Neves Coura Cavalcanti)
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam a música Aquarela Nordestina à luz dos conhecimentos atuais da Biologia sobre a caatinga.
I. O verso 2 faz referência à diversidade de relevo das terras nordestinas, onde encontramos: planícies, como a Litorânea e do Complexo do Campo Maior, onde ocorrem inundações periódicas; chapadas, como os Complexos do Ibiapaba-Araripe e da Chapada Diamantina; as depressões, Sertaneja Setentrional – área mais secada caatinga – e Sertaneja Meridional – maior regularidade de chuvas; e o planalto da Borborema, além das Dunas do São Francisco e o Rato da Catarina.
II. Nos versos 3, 5 e 7 são citados juriti, inhambu, acauã e asa branca, todos representantes das aves, animais que apresentam características como: corpo recoberto por penas, membros anteriores transformados em asas, endotermia, ossos pneumáticos e sacos aéreos, fecundação interna e oviparidade.
III. O Pau-ferro, Caesalpinea Ferrea Mart., é uma árvore da família Fabaceae; é uma leguminosa, logo forma frutos do tipo vagem. Neste grupo encontramos ainda feijão, ervilha, soja, amendoim e pata-de-vaca.
IV. O verso 5 apresenta uma incorreção, pois na natureza, a Acauã, ave endêmica da caatinga, não é encontrada na copa do Pau-ferro, árvore endêmica da Mata Atlântica.
V. O verso 9 trata da diversidade de paisagens da caatinga, que se devem à pluviometria, fertilidade, tipo dc solo e relevo. O brejo corresponde a regiões serranas e mais úmidas, o sertão apresenta vegetação mais rústica, cariri apresenta vegetação menos rústica e agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica.
Estão corretas as proposições:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento em regiões na fronteira Brasil-Bolívia formou um grande arco ao longo de dois importantes rios. Observe os mapas.
Assinale a alternativa que contém o estado da Região Norte onde esse fato está ocorrendo, os rios mencionados e três causas do desmatamento naquela área.
- Química | A. Plana
(UECE) Isomeria é o fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, o rearranjo dos átomos difere em cada caso.
Observe as estruturas apresentadas a seguir, com a mesma fórmula molecular C4H10O.
Assinale a opção em que as estruturas estão corretamente associadas ao tipo de isomeria.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: Textos para a questão. FRAGMENTO 1
Cicloviagem à Volta da Chapada Diamantina,
sendo quase que total por terra e single track por Vivi Mar Dia 1 — Dia de retas, terra, pouquíssimo asfalto e muuuito sol.
— Trajeto: Mucugê 3 Guiné 3 Acampamento muquiado na estrada.
— Distância do dia: 50 km.
— Jantar: Preparamos um bacalhau com arroz e azeitonas.
— Tínhamos energia e disposição pra pedalar muito mais, mas resolvemos acampar
desviando um pouco da estrada num local entocado que estava na sombra. Deduzimos quehk
o pôr do sol seria maravilhoso dali. E foi. O sol desceu avermelhado deixando as paredes
rochosas num tom laranja. Um espetáculo à parte.
[...][registros dos 6 dias seguintes da viagem]
Saldo final:
— Pneu furado: Zero (não me lembro de nenhum ter furado, rs, se alguém lembrar me
corrige, rs)
— Bagageiro quebrado: 2
— Gastos com comida em 7 dias de cicloviagem: 87,00
— Gastos com bebidas durante a cicloviagem (suco, coco e breja): 28,00 Disponível em: <www.mochileiros.com/> e em <https://goo.gl/Gtk0t3>.
Acesso em: 5 abr. 2017. FRAGMENTO 2 Chapada Diamantina São dezenas de atrativos naturais que garantem diversão para todas as idades. Veja abaixo os principais atrativos, divididos por cidade. [...] MUCUGÊ Parque Municipal de Mucugê, Projeto Sempre-Viva e Rio Tiburtino Situado no Parque Municipal de Mucugê, o Projeto Sempre-Viva foi criado para proteger essa espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. No local, estão expostas diversas flores, com destaque para um buquê coletado em 1999, intacto e que ainda abre e fecha de acordo com o clima. O Parque é considerado a principal atração do município, com opções de turismo pedagógico, cultural e de aventura. Nele é possível conhecer um trecho da Estrada Real, visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, que oferece rapel e tirolesa. Disponível em: <www.guiachapadadiamantina.com.br/conheca-os-atrativos-mais-visitadose-as-belezas-de-cada-cidade/> e em <https://goo.gl/msKAnb>. Acesso em: 5 abr. 2017.
Enunciado:
A linguagem do fragmento 1 é bastante informal, pois, além de expressões e recursos gráficos que são comuns nas redes sociais, a autora emprega gírias.
Pelo contexto, o adjetivo muquiado, utilizado no início do fragmento 1, poderia ser substituído, sem alteração de significado, por: