Juan deu uma volta correndo ao redor da praça representada abaixo.
Quantos metros ele correu?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
TEXTO II
PORTÃO
O portão fica bocejando, aberto
para os alunos retardatários.
Não há pressa em viver
nem nas ladeiras duras de subir,
[50] quanto mais para estudar a insípida cartilha.
Mas se o pai do menino é da oposição,
à ilustríssima autoridade municipal,
prima por sua vez da sacratíssima
autoridade nacional,
[55] ah, isso não: o vagabundo
ficará mofando lá fora
e leva no boletim uma galáxia de zeros.
A gente aprende muito no portão
fechado.
ANDRADE, Carlos Drummond de. In: Carlos Drummond de Andrade: Poesia e Prosa. Editora Nova Aguilar:1988. p. 506-507.
Observe a metáfora que inicia o poema — “O portão fica bocejando” — e o que se diz sobre ela.
I. Essa metáfora empresta ao portão faculdades humanas, constituindo, também uma prosopopeia ou personificação. Por outro lado, essa expressão aceita, ainda, a seguinte leitura: o portão representa metonimicamente a escola, com seus valores criticáveis e seus preconceitos.
II. O emprego da locução verbal de gerúndio “fica bocejando”, no lugar da forma simples boceja, dá à ação expressa pelo verbo bocejar um caráter de continuidade, de duração.
III. O gerúndio realça a própria semântica do verbo bocejar.
Está correto o que se afirma em:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT) Uma onda pode ser definida como um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio, com velocidade definida. Com base nos conhecimentos sobre Ondas, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos A e B.
Qual é a característica comum aos dois textos?
- Física
Em uma espira condutora triangular equilátera, rígida e homogênea, com lado medindo 18 cm e massa igual a 4,0g circula uma corrente elétrica i de 6,0A no sentido anti-horário. A espira está presa ao teto por duas cordas isolantes,ideais e de comprimentos iguais, de modo que todo conjunto fique em equilíbrio,num plano vertical. Na mesma região, existe um campo magnético uniforme de intensidade B=0,05T que atravessa perpendicularmente o plano da espira,conforme indicado no desenho abaixo.
Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s2 a intensidade da força de tração em cada corda é de.Dados: cos60°=0,50; sen60°=0,87
- Geografia - Fundamental | 3.2 Ocupação e Miscigenação da População Brasileira
Leia o texto abaixo.
Você já percebeu que a maioria das palavras de origem árabe começa com al? Almanaque, almôndega, alfândega, almofada, aldeia, alface, algema, algodão, alfaiate...
O detalhe curioso é que esse al fixado no início das palavras era, na verdade, o artigo definido da língua árabe. Alquimia, por exemplo, queria dizer “a química”. Na língua de origem, o al acompanha todo e qualquer substantivo, não importa se masculino ou feminino, singular ou plural. Além disso, vem sempre colado à palavra a que se refere – não é possível inserir entre ele e o substantivo qualquer outro vocábulo, como fazemos em nosso idioma: o teu livro, o único livro, etc. Outro fato marcante é que esse artigo aparece também em palavras da língua portuguesa que não começam com al! Isso porque sua segunda letra, o “l”, pode ser alterada para que seu som se harmonize com a consoante a seguir. Foi assim que ar-ruzz virou arroz e az-zayt, azeite.
Disponível em: <mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-algumas-palavras-dalingua-portuguesa-se-parecem-com-o-arabe>. Acesso em: 10 fev. 2015. Adaptado.
Leia os apontamentos que justificam a influência árabe no idioma português.
I. A unificação política, ocorrida no final do século VII, favoreceu a expansão territorial árabe que alcançou a região onde Portugal se formou.
II. A escassez de terras produtivas nas regiões que habitavam estimulou os islâmicos a conquistar territórios do Ocidente e do Oriente.
III. O desejo de divulgar a religião fundada por Maomé a outros povos e regiões levou à conquista de territórios não só na Europa, mas também na Ásia e na África.
IV. A península Ibérica foi conquistada pelos árabes e muitas palavras desse povo foram incorporadas ao vocabulário local, sendo assim o idioma português herdou palavras do árabe.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.