Em uma espira condutora triangular equilátera, rígida e homogênea, com lado medindo 18 cm e massa igual a 4,0g circula uma corrente elétrica i de 6,0A no sentido anti-horário. A espira está presa ao teto por duas cordas isolantes,ideais e de comprimentos iguais, de modo que todo conjunto fique em equilíbrio,num plano vertical. Na mesma região, existe um campo magnético uniforme de intensidade B=0,05T que atravessa perpendicularmente o plano da espira,conforme indicado no desenho abaixo.
Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s2 a intensidade da força de tração em cada corda é de.Dados: cos60°=0,50; sen60°=0,87
Questões relacionadas
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(UCS) Considere as seguintes afirmativas sobre o conflito entre israelenses e palestinos, que se estende há muitas décadas.
I. Desde o século XIX, existia o movimento sionista – esse nome vem de Sion, colina da antiga Jerusalém –, que defendia a criação de um Estado judeu autônomo na Palestina.
II. No final de 1947, em meio a vários conflitos entre árabes e judeus, a ONU propôs o fim do mandato britânico na região e a criação de um Estado israelense e outro árabe na Palestina.
III. Em 1948, foi criado o Estado de Israel, mas não o Estado Árabe. Em função disso, as disputas por território e os conflitos se fazem presentes até os dias atuais.
Das proposições acima,
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(UENP) “Porque as leis de natureza (como a justiça, a equidade, a modéstia, a piedade, ou, em resumo, fazer aos outros o que queremos que nos façam) por si mesmas, na ausência do temor de algum poder capaz de levá-las a ser respeitadas, são contrárias a nossas paixões naturais, as quais nos fazem tender para a parcialidade, o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. E os pactos sem a espada não passam de palavras, sem força para dar qualquer segurança a ninguém. Portanto, apesar das leis de natureza (que cada um respeita quando tem vontade de respeitá-las e quando pode fazê-lo com segurança), se não for instituído um poder suficientemente grande para nossa segurança, cada um confiará, e poderá legitimamente confiar, apenas em sua própria força e capacidade, como proteção contra todos os outros.”
MALMESBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil.
Sobre o pensamento de Hobbes, assinale a alternativa incorreta:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Muitas teorias sobre o Sistema Solar se sucederam, até que, no século XVI, o polonês Nicolau Copérnico apresentou uma versão revolucionária. Para Copérnico, o Sol, e não a Terra, era o centro do sistema. Atualmente, o modelo aceito para o Sistema Solar é, basicamente, o de Copérnico, feitas as correções propostas pelo alemão Johannes Keppler e por cientistas subsequentes.
Sobre Gravitação e as Leis de Kepler, considere as afirmativas, a seguir, verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Adotando-se o Sol como referencial, todos os planetas movem-se descrevendo órbitas elípticas, tendo o Sol como um dos focos da elipse.
II. O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita.
III. O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas proporcionais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita.
IV. Para qualquer planeta do Sistema Solar, o quociente do cubo do raio médio da órbita pelo quadrado do período de revolução em torno do Sol é constante.
Assinale a alternativa CORRETA.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FUVEST 2017 1° FASE) Mas o pecado maior contra a Civilização e o Progresso, contra o Bom Senso e o Bom Gosto e até os Bons Costumes, que estaria sendo cometido pelo grupo de regionalistas a quem se deve a ideia ou a organização deste Congresso, estaria em procurar reanimar não só a arte arcaica dos quitutes finos e caros em que se esmeraram, nas velhas casas patriarcais, algumas senhoras das mais ilustres famílias da região, e que está sendo esquecida pelos doces dos confeiteiros franceses e italianos, como a arte – popular como a do barro, a do cesto, a da palha de Ouricuri, a de piaçava, a dos cachimbos e dos santos de pau, a das esteiras, a dos ex-votos, a das redes, a das rendas e bicos, a dos brinquedos de meninos feitos de sabugo de milho, de canudo de mamão, de lata de doce de goiaba, de quenga de coco, de cabaça que é, no Nordeste, o preparado do doce, do bolo, do quitute de tabuleiro, feito por mãos negras e pardas com uma perícia que iguala, e às vezes excede, a das sinhás brancas.
Gilberto Freyre. Manifesto regionalista (7ª ed.). Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1996.
De acordo com o texto de Gilberto Freyre, o Manifesto regionalista, publicado em 1926,
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: A necessidade de contar o tempo surgiu durante o Neolítico quando os primeiros agricultores notaram a importância do exato conhecimento das estações do ano para o sucesso de suas plantações. A partir daí, cada cultura desenvolveu seu próprio sistema. Os diversos sistemas de contagem do tempo, fundamentados em maior ou menor grau em diferentes fenômenos astronômicos, são chamados de "calendários". O calendário moderno é do tipo solar e baseia-se no movimento descrito pela Terra em torno do Sol. Disponível em: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0194 Acesso em: 12 de nov. 2016
Enunciado:
a)Relacione a invenção do calendário com a surgimento da agricultura.
b)Como os calendários tinham, e ainda tem, uma estreita ligação com os elementos da natureza.