Em uma espira condutora triangular equilátera, rígida e homogênea, com lado medindo 18 cm e massa igual a 4,0g circula uma corrente elétrica i de 6,0A no sentido anti-horário. A espira está presa ao teto por duas cordas isolantes,ideais e de comprimentos iguais, de modo que todo conjunto fique em equilíbrio,num plano vertical. Na mesma região, existe um campo magnético uniforme de intensidade B=0,05T que atravessa perpendicularmente o plano da espira,conforme indicado no desenho abaixo.
Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s2 a intensidade da força de tração em cada corda é de.Dados: cos60°=0,50; sen60°=0,87
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O ácido acetil salicílico (AAS) e o salicilato de metila são fármacos muito consumidos no mundo. O primeiro possui ação analgésica, antitérmica, anticoagulante entre outras, enquanto o segundo possui ação analgésica. Estes dois princípios ativos podem ser preparados facilmente em laboratório através de uma reação conhecida como esterificação de um mesmo composto que é o ácido salicílico.
No processo de produção do AAS e do salicilato de metila a partir do ácido salicílico tiveram como reagentes respectivamente os compostos,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Texto base: Considere a tirinha para responder à questão 12.
Enunciado:
As duas personagens, mulher e peixe, falam frases semelhantes, “Que fofos!” e “Muito fofos!”,
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Desde que a febre de possuir se apoderou dele totalmente, todos os seus atos, todos, fosse o mais simples, visavam um interesse pecuniário. Só tinha uma preocupação: aumentar os bens. Das suas hortas recolhia para si e para a companheira os piores legumes, aqueles que, por maus, ninguém compraria; as suas galinhas produziam muito e ele não comia um ovo, do que no entanto gostava imenso; vendia-os todos e contentava-se com os restos da comida dos trabalhadores. Aquilo já não era ambição, era uma moléstia nervosa, uma loucura, um desespero de acumular, de reduzir tudo a moeda. E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer, ia e vinha da pedreira para a venda, da venda às hortas e ao capinzal, sempre em mangas de camisa, de tamancos, sem meias, olhando para todos os lados, com o seu eterno ar de cobiça, apoderando-se, com os olhos, de tudo aquilo de que ele não podia apoderar-se logo com as unhas.
AZEVEDO, A. O Cortiço. Belo Horizonte: Editora Garnier-Itatiaia, 2011.
TEXTO II
[...] Rubião é sócio do marido de Sofia, em uma casa de importação, à Rua da Alfândega, sob a firma Palha & Cia. Era o negócio que este ia propor-lhe, naquela noite, em que achou o Dr. Camacho na casa de Botafogo. Apesar de fácil, Rubião recuou algum tempo. Pediam-lhe uns bons pares de contos de réis, não entendia de comércio, não lhe tinha inclinação. Demais, os gastos particulares eram já grandes; o capital precisava do regime do bom juro e alguma poupança, a ver se recobrava as cores e as carnes primitivas. O regime que lhe indicavam não era claro; Rubião não podia compreender os algarismos do Palha, cálculos de lucros, tabelas de preço, direitos da alfândega, nada; mas, a linguagem falada supria a escrita. Palha dizia coisas extraordinárias, aconselhava o amigo que aproveitasse a ocasião para pôr o dinheiro a caminho, multiplicá-lo.
ASSIS, M. de. Quincas Borba. São Paulo: Penguin, 2014.
Nos Textos I e II apresentam-se descritas duas personagens distintas: João Romão e Rubião. Na descrição, os dois textos apresentam o viés comum da relação das personagens com os negócios, revelando
- Química | 2.8 Radioatividade
(UFPR) Em 2011 celebramos o Ano Internacional da Química. Além disso, 2011 é também o ano do centenário do recebimento do Prêmio Nobel de Química por Marie Curie, que foi a primeira cientista a receber dois Prêmios Nobel, o primeiro em 1903, em Física, devido às suas contribuições para as pesquisas em radioatividade, e o segundo em 1911, pela descoberta dos elementos rádio e polônio. O polônio não possui isótopos estáveis, todos são radioativos, dos quais apenas o 210Po ocorre naturalmente, sendo gerado por meio da série de decaimento do rádio. A seguir são ilustrados dois trechos da série de decaimento do rádio:
Com base nas informações fornecidas, considere as seguintes afirmativas:
1. A partícula α possui número de massa igual a 4.2. Para converter 214Pb em 210Pb, conectando os dois trechos da série, basta a emissão de uma partícula α.3. Uma amostra de 210Po será totalmente convertida em 206Pb após 276,76 dias.4. No decaimento β–, o número de massa é conservado, pois um nêutron é convertido em um próton.Assinale a alternativa correta.
- Geografia | 6.1 Agricultura
O sistema de irrigação egípcio era muito diferente do complexo sistema mesopotâmico, porque as condições naturais eram muito diversas nos dois casos. A cheia do Nilo também fertiliza as terras com aluviões, mas é muito mais regular e favorável em seu processo e em suas datas do que a do Tigre e Eufrates, além de ser menos destruidora.
CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986.
A comparação entre as disposições do recurso natural em questão revela sua importância para a