André está brincando com um ábaco. Observe seu ábaco abaixo.
Qual foi o número que ele formou?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
TEXTO 1
SEQUÊNCIAS
[1] Eu era pequena. A cozinheira Lizarda
tinha nos levado ao mercado, minha
[irmã, eu.
Passava um homem com um abacate
[5] [na mão e eu inconsciente:
“Ome, me dá esse abacate...”
O homem me entregou a fruta
[madura.
Minha irmã, de pronto: “vou contar pra mãe
[10] [que ocê pediu abacate na rua”.
Eu voltava trocando as pernas bambas.
Meus medos crescidos, enormes...
A denúncia confirmada, o auto, a
[comprovação do delito.
[15] O impulso materno... consequência obscura
[da escravidão passada,
o ranço dos castigos corporais.
Eu, aos gritos, esperneando.
O abacate esmagado, pisado, me sujando
[20] [toda.
Durante muitos anos minha repugnância por
[esta fruta
trazendo a recordação permanente do castigo.
Sentia, sem definir, a recreação dos que
[25] [ficaram de fora,
assistentes, acusadores.
Nada mais aprazível no tempo, do que
[presenciar a criança indefesa
espernear numa coça de chineladas.
[30] “É pra seu bem”, diziam, “doutra vez não pedi
[fruita na rua”.
(Cora Coralina. Melhores poemas. p. 158.)
De acordo com a maioria dos críticos literários, os textos se estruturam sobre uma oposição básica do tipo tristeza / alegria; civilização / selvageria; passado / presente, etc. Assinale a oposição subjacente à materialidade linguística do texto em análise.
- História | 1. Colônia
Entre as características da sociedade da região das Minas Gerais no período da extração de ouro, no século XVIII, podemos citar:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the picture, listen to your teacher. Then color the happy face if the sentence is TRUE.
There is a turtle in the picture. TWO: There is a panda in the picture. THREE: There is a big dog in the picture. FOUR: There is a rabbit in the picture.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Texto base: A questão referem-se a um trecho do poema de Cora Coralina – pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás – GO (20/8/1889 a 10/4//1985) – , poetisa e contista brasileira. Leia-o e observe-o com atenção. O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes. Fonte: http://www.pensador.info/p/os_melhores_poemas_de_cora_carolina/1/ - 4/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
De acordo com o trecho do poema, ações e características praticadas com o fato de saber e o fato de ter sabedoria são necessárias no nosso dia-a-dia? Justifique sua resposta, de acordo as diferentes atitudes nos dois vocábulos: saber e sabedoria.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
Percentual de população por classe social no Brasil (1995 e 2009)
18,5 milhões de pessoas subiram de classe social entre os anos de 1995 e 2009, mostra levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados mostram também que, nos últimos anos, a população de menor renda perdeu importância dentro do conjunto, caindo de participação de 34% no total da população até 1995 para 26% em 2009. Como consequência, as classes média e alta ganharam maior representatividade populacional. A classe média passou de 21,8% de participação em 1995 para 37,4% em 2009. No caso da classe alta, o saldo foi de 31,5% em 1995 para 36,6% em 2009.
Disponível em: www.unicamp.com.br. Acesso em: 28 out. 2011.
Dê um exemplo de atitude pessoal e de uma ação do governo eficazes no combate à pobreza.