Texto base: A questão referem-se a um trecho do poema de Cora Coralina – pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás – GO (20/8/1889 a 10/4//1985) – , poetisa e contista brasileira. Leia-o e observe-o com atenção. O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes. Fonte: http://www.pensador.info/p/os_melhores_poemas_de_cora_carolina/1/ - 4/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
De acordo com o trecho do poema, ações e características praticadas com o fato de saber e o fato de ter sabedoria são necessárias no nosso dia-a-dia? Justifique sua resposta, de acordo as diferentes atitudes nos dois vocábulos: saber e sabedoria.
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- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(UECE) No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea. Ao longo desse percurso, as ondas sonoras têm
- Língua Inglesa | 2.05 Adjetivos
(UFRGS) “Fan” is 1__________ abbreviated form of “fanatic”, which has 2__________ roots in 3__________ Latin word “fanaticus”, which simply meant “belonging to the temple, a devotee”. But these words quickly 5assumed negative connotations, to the point of becoming references to excessive religious belief and to any mistaken enthusiasm.
Based on such connotations, news reports frequently characterize fans as psychopaths 4__________ frustrated fantasies of intimate relationships with stars or unsatisfied desires to achieve stardom take violent and antisocial forms. Whether viewed as a religious fanatic, a psychopathic killer, a neurotic fantasist, or a lust-crazed groupie, the fan remains a “fanatic” with interests alien to the realm of “normal” cultural experience and a mentality dangerously out of touch with reality.
To understand the logic behind this discursive construction of fans, 6we must reconsider what we mean by taste. Concepts of “good taste,” appropriate conduct, or aesthetic merit are not natural or universal; 7rather, they are rooted in social experience and reflect particular class interests. Taste becomes one of the important means by which social distinctions are maintained and class identities are forged. Those who “naturally” possess appropriate tastes “deserve” a privileged position, while the tastes of others are seen as underdeveloped. Taste distinctions determine desirable and 8undesirable ways of relating to cultural objects, strategies of interpretation and styles of consumption.
The stereotypical conception of the fan reflects anxieties about the violation of dominant cultural hierarchies. 9The fans’ transgression of bourgeois taste disrupt dominant cultural hierarchies, insuring that their preferences be seen as abnormal and threatening by those who have an interest in the maintenance of these standards (even by those who may share similar tastes but express them in different ways).
Adapted from: JENKINS, Henry. Textual Poachers: Television Fans and Participatory Culture. New York / London: Routledge, 1992. p. 12-16.
Select the alternative which could replace assumed (ref. 5) without significant change in meaning:
- Arte | 6.3 Arte Moderna no Brasil
Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. […] A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza, e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. […].
LOBATO. M. Paranoia ou mistificação? O Estado de São Paulo, 1917.
Disponível em: https://brainly.com.br. Acesso em: 14 out. 2020 (adaptado).
O excerto faz parte do artigo “Paranoia ou mistificação?”, de autoria de Monterio Lobato, publicado em 1917. Nele, Lobato critica
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças do 2º ano foram desafiadas a descobrirem o caminho mais curto para chegarem ao final da trilha passando apenas pelos números ímpares.
Enunciado:
A) Qual caminho elas deverão percorrer? Registre a sequência numérica.
B) Organize os números da sequência que você registrou em ordem crescente.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto a seguir:
- 10.Internet
Cuesta imaginar cómo sería el mundo sin Internet. No habría correo electrónico, ni Google, ni videos en Youtube, ni convocatorias por Facebook, ni mucho menos Día de Internet (17 de mayo). No habría salas de chat, ni blogs, ni un estudiante podría consultar libros sin salir de su casa. Lo que en 1972 era un proyecto científico en Estados Unidos, es ahora usado por más de mil millones de personas. Disponible en: <http://elrincondelacienciaytecnologia.blogspot.com.br/2012/04/los-25-inventos-tecnologicos-mas.html>. Acceso el: 03 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Analiza los verbos: “sería”, “habría”, “podría”. ¿Cuál es el modo verbal de estos verbos sacados del texto? Explica el uso de este modo verbal en el contexto.