Leia o texto a seguir.
De repente o mar começa a agitar-se, as águas próximas ao litoral recuam de forma rápida como se fossem uma maré baixa repentina e, então, do nada, surge uma poderosa onda que varre tudo o que encontra pela frente, deixando incontáveis vítimas e terríveis danos para a sociedade. Essa é a descrição de um tsunami!
Disponível em: http://goo.gl/oMWBlO. Acesso em: 10 abr. 2015. Fragmento.
O fenômeno descrito no texto é provocado
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Imagine a surpresa dos navegadores espanhóis quando chegaram pela primeira vez à região do México, no final do século 15: eles, que vinham todos pimpões e metidos, achando que a Europa era o centro do mundo, e que na América só existiam selvagens e feras, deram de cara com...o Império Asteca!
Era uma civilização superdesenvolvida cuja capital, Tenochtitlán, era bem maior do que qualquer cidade européia da época!
E não era só de arquitetura que os Astecas entendiam não: eles também desenvolveram técnicas agrícolas incríveis (foram eles que inventaram a irrigação!), faziam cerâmicas lindas e...conheciam o chocolate!
Fonte: http://www.canalkids.com.br/alimentacao/chocolate/mexicano.htm Acesso em 19/04/2011
A arquitetura e a agricultura não foram os únicos setores desenvolvidos pelos astecas. Escreva outra característica dessa civilização.
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A charge demonstra a atual realidade do jornalismo impresso mundial, marcada pela
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1 – A intenção é fazer com que os alunos compreendam como o artista compõe a sombra quando está pintando.
2 – A sombra na pintura, que até o Impressionismo, era predominantemente conseguida com a tinta preta. Porém, torna-se colorida. A partir dos estudos que relacionaram cor e luz, desencadeados pelo surgimento efetivo da máquina fotográfica e pelas experiências dos artistas pertencentes a este movimento.
3 – Basta observarmos que uma folha na sombra não deixa de ser verde, apenas torna-se mais escura.
4 - Distribuir para cada grupo cinco copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, o preto e o branco, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuar as misturas.
5 – Solicitar aos alunos que efetuem um singelo desenho com a sombra projetada, ou que dividam o objeto em dois lados: um que estará iluminado e outro sob o qual estará a sombra.
6 – Agora podem pintar a parte iluminada quando quiserem, reservando sempre um pouco da tinta para o outro lado.
7 – Para pintar o lado sombreado, basta acrescentar cinza escuro (branco + preto) à cor inicialmente usada e completar a outra metade da forma pintada.
Obs.: Orientar os alunos a começar sempre uma mistura de cor pela cor mais clara e ir acrescentando lentamente e aos poucos a cor escura na mistura, pois o pigmento escuro é muito mais potente. Se começamos por ele gastamos tinta demais para chegar na cor final desejada.
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Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011 foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à população mais atingida pela radiação.
O consumo dessas pastilhas de iodeto de potássio pode diminuir a incidência de tumores na seguinte glândula:
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O radar é um dos dispositivos mais usados para coibir o excesso de velocidade nas vias de trânsito. O seu princípio de funcionamento é baseado no efeito Doppler das ondas eletromagnéticas refletidas pelo carro em movimento. Considere que a velocidade medida por um radar foi V = 72 km/h para um carro que se aproximava do m aparelho.
Para se obter Vm o radar mede a diferença de frequências
Δf , dada por
, sendo f a frequência da onda refletida pelo carro, f0 = 2,4 ×1010 Hz a frequência da onda emitida pelo radar e c = 3,0×108 m/s a velocidade da onda eletromagnética. O sinal (+ ou -) deve ser escolhido dependendo do sentido do movimento do carro com relação ao radar, sendo que, quando o carro se aproxima, a frequência da onda refletida é maior que a emitida.
Pode-se afirmar que a diferença de frequência Δf medida pelo radar foi igual a