Texto base:
Enunciado:
A) Cite qual foi o setor da economia que mais cresceu no período analisado.
B) Cite e explique duas medidas que o governo pode adotar para estimular o crescimento do setor industrial.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 06. A Formação das Cidades e do Estado
Leia o texto e responda à questão.
HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DA BARRA
Sua fundação ocorreu em 1554, devido às expedições organizadas pelos portugueses para afastarem os índios das circunvizinhanças de Vila Velha, local onde se estabelecera o donatário Vasco Fernandes Coutinho. Vindos do mar, os portugueses aportaram ao norte da foz do rio Cricaré (São Mateus). Devido ao receio que tinham de serem atacados pelos selvagens, os europeus permaneceram no litoral. No entanto, os índios da região, pertenciam à tribo Guaianá de caráter pacífico e juntamente com os náufragos de um navio espanhol, ajudaram os portugueses a penetrarem no território, dando origem ao núcleo populacional. Este novo núcleo foi denominado de barra. O povoado logo prosperou, por causa do intenso tráfego de navios procedentes da Bahia e de Pernambuco. Em 1596, o povoado passou a se chamar Barra de São Mateus. Em 1831, foi instituída paróquia e em 1833, foi elevada a categoria de Vila com o nome de Conceição da Barra. Já em 1892, Conceição da Barra é elevada à condição de cidade.
Disponível em <http://www.cidadebrasileira.brasilescola.com/espirito-santo/historia-conceicao-barra.htm> Acesso em 10/12/2009
a) De acordo com o texto, que fatores ajudaram no crescimento desta cidade?
b) Cite outro fator que pode levar uma cidade a crescer.
- Geografia - Fundamental | 3.4 Pirâmides Etárias no Brasil
As duas pirâmides etárias mostram a estrutura populacional do Brasil em 2007 no meio urbano e no meio rural.
Enunciado:
As mudanças nas estruturas demográficas de um país não se dão de forma homogênea. Cada grupo social responde as transformações em tempos e intensidades variadas.
- A) Identifique uma diferença significativa entre a estrutura populacional do meio urbano e do meio rural brasileiro.
- B) Apresente três aspectos que justificam a diferença identificada na letra A.
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
A história tem conhecimento sobre de locomoção com engrenagens de uma Carruagem Chinesa (ano 255 AC). Os dentes destas engrenagens eram pinos de madeira, organizados em um complexo sistema que movia uma estatueta com um braço estendido e sempre apontando para a mesma direção, independente da direção a qual a carruagem se movia. As primeiras descrições escritas sobre engrenagens foram feitas por Aristóteles, no século 4 AC. O sistema com dentes de perfil evolvente foi desenvolvido pelo matemático suíço Leonhardo Euler em meados do século XVIII. Leonhard Paul Euler (nasceu em Basileia, 15 de abril de 1707 e morreu em São Petersburgo, 18 de setembro de 1783) foi um matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Disponível em:< http://www.rtc.net.br/um-resumo-da-historia/ >. Acesso em 12 de abr. 2018.
Disponível em: <http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/metais-e-artefatos/engrenagens-pozelli/produtos/acessorios/fabricante-de-engrenagens-1>. Acesso em: 12 abr. 2018.
Enunciado:
A história das engrenagens está ligada a revolução das máquinas. E a matemática está ligada a história dessas peças fundamentais no progresso da humanidade. Observe as rodas e determine:
A) o comprimento da roda menor, sabendo que o raio é 20 cm.
B) o raio da maior sabendo que, enquanto a roda menor dá 100 voltas a roda maior dá 80 voltas.
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(MACKENZIE) Um analista clínico, ao fazer um exame de fezes de um paciente, observou, ao microscópio, ovos de um verme Asquelminto (ou Nematelminto). Seu diagnóstico estaria CORRETO se afirmasse ter encontrado ovos de:
- Arte - Fundamental | 04.2. Arte em linhas
MATERIAL - Som /cd com música suave (à escolher) - Papel sulfite - Lápis de cor PROCEDIMENTOS - O propósito deste trabalho é deixar que as crianças criem , utilizando traços simples, sem a preocupação de formar desenhos concretos. É uma atividade que proporciona calmaria entre o grupo. - O professor irá distribuir as folhas de papel para cada aluno. -O aluno deverá fazer linhas livres, que se entrelaçam umas com as outras e depois colorir os espaços com cores bem variadas . - Depois de terminado os trabalhos, passar uma camada fina de cola em cima do desenho para dar um acabamento. Deixar secar. - Coloque uma música bem suave na sala de aula enquanto estiverem fazendo a atividade .
Fonte:http://karolinedesenhos.blogspot.com.br/2012/03/desenho-de-cego.html
Fonte:http://colegiomarista.org.br/ejachampagnat/esporte-e-cultura/turma-213-expoem-desenhos-cegos
Enunciado:
MATERIAL
- Som /cd com música suave (à escolher)
- Papel sulfite
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- O propósito deste trabalho é deixar que as crianças criem , utilizando traços simples, sem a preocupação de formar desenhos concretos. É uma atividade que proporciona calmaria entre o grupo.
- O professor irá distribuir as folhas de papel para cada aluno.
-O aluno deverá fazer linhas livres, que se entrelaçam umas com as outras e depois colorir os espaços com cores bem variadas .
- Depois de terminado os trabalhos, passar uma camada fina de cola em cima do desenho para dar um acabamento. Deixar secar.
- Coloque uma música bem suave na sala de aula enquanto estiverem fazendo a atividade .
Fonte:http://karolinedesenhos.blogspot.com.br/2012/03/desenho-de-cego.html
Fonte:http://colegiomarista.org.br/ejachampagnat/esporte-e-cultura/turma-213-expoem-desenhos-cegos