(MACKENZIE) Um analista clínico, ao fazer um exame de fezes de um paciente, observou, ao microscópio, ovos de um verme Asquelminto (ou Nematelminto). Seu diagnóstico estaria CORRETO se afirmasse ter encontrado ovos de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
TRABALHO INFANTIL DIMINUI, MAS AINDA AFETA 10% DAS CRIANÇAS E JOVENS
O trabalho infantil diminuiu no Brasil em 2008, de acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A queda vem sendo observada nos últimos anos. (...)
Do total da população com 5 a 13 anos, 993 mil pessoas estavam empregadas. Para essa faixa etária, a legislação brasileira não permite qualquer tipo de trabalho. (...) Com 14 a 17 anos, estavam empregados 3,4 milhões de pessoas. (...)
O IBGE aponta ainda que dos trabalhadores com 5 a 17 anos de idade, a maior parte era empregada como trabalhadores domésticos ou em atividades agrícolas. Entre os menores de idade que trabalhavam em 2008, a grande maioria estava na escola. (...)
Os trabalhadores com idade de 5 a 17 anos ganhavam, em média, R$ 269 mensais em 2008. (...) Sobre a jornada de trabalho do menor, a pesquisa verificou que os empregados de 5 a 17 anos de idade passavam, em média, 27 horas por semana no trabalho. (...)
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u625606.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
De acordo com as leis brasileiras, as crianças podem trabalhar? Explique sua resposta.
- História | 6. Idade Contemporânea
Big Science (Grande Ciência) é um tipo de pesquisa científica realizado por grupos numerosos de cientistas e técnicos, com instrumentos e insumos em larga escala, financiados por fundos governamentais e por agências internacionais. No momento de seu surgimento, durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos da Guerra Fria, a Big Science integrou esforços econômicos e políticos do governo dos E.U.A. visando à segurança nacional.
Adaptado de global.britannica.com.
O apoio a projetos de Big Sciencepelo governo dos E.U.A., no contexto da Guerra Fria, esteve diretamente relacionado ao desenvolvimento do seguinte aspecto:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(CEFET-MG) Analise as ilustrações a seguir. Esses animais pertencem ao mesmo filo e classe, mas a diferentes ordens. Mesmo assim, apresentam grande semelhança de coloração.
Esse fato justifica-se por
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Leia o texto a seguir.
O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm). A fórmula de Gini é , onde b é a população (em milhões de habitantes) e a é a renda per capta da região (em dólares). Dados do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento), de 2010, pelo índice de Gini, apontam o Brasil com o resultado de 0,56, sendo assim, o terceiro país mais desigual do mundo. Disponível em: <http://desigualdade-social.info/mos/view/%C3%8Dndice_de_Gini/>. Acesso em: 03 out. 2014
Enunciado:
Sabendo que no ano de 2010 a população brasileira era de 200,4 milhões de pessoas, determine o valor de a:
- Química | 2.4 Cinética Química
A respeito de reações químicas descritas pela equação de Arrhenius, são feitas as seguintes proposições:
I. Para reações bimoleculares, o fator pré-exponencial na equação de Arrhenius é proporcional à frequência de colisões, efetivas ou não, entre as moléculas dos reagentes.
II. O fator exponencial na equação de Arrhenius é proporcional ao número de moléculas cuja energia cinética relativa é maior ou igual à energia de ativação da reação.
III. Multiplicando-se o negativo da constante dos gases (−R) pelo coeficiente angular da reta ln k versus 1/T obtém-se o valor da energia de ativação da reação.
IV. O fator pré-exponencial da equação de Arrhenius é determinado pela intersecção da reta ln k versus 1/T com o eixo das abscissas.
Das proposições acima, esta(ao) ERRADA(S)