Leia atentamente o fragmento abaixo, retirado da música “Aquarela”.
AQUARELA
Toquinho Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão E me dou uma luva E se faço chover, com dois riscos Tenho um guarda-chuva
Disponível em https://www.letras.mus.br/toquinho/49095/ Último acesso: 27 de março de 2018
Sobre os artigos que acompanham os substantivos, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
10.MATERIAIS
- Giz de cera
- Papel ofício
- Papel cartão preto
- Cola
- Tesoura
PROCEDIMENTOS
- O professor vai levar os alunos para a sala de informática da escola e pedir para pesquisarem
e observarem a aplicabilidade do tema “textura” em obras de arte (sugestão de artistas:
Gustav Klimt, Jackson Pollock, Paull Klee, Josep Guinovart, Kandisky, dentre outros),
aprofundando assim o conhecimento sobre o tema podendo então aplicar nos trabalhos
feitos em sala de aula
Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=153
- Em seguida, pedir aos alunos para fazerem um passeio na escola e com o papel ofício e giz de
cera, recolher o maior número de texturas para compor seus trabalhos com o tema livre.
- Esta técnica que será usada pelos alunos se chama frotagem. (Frotagem - palavra
“Frottage” é de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”. Consiste em colocar
uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que contém alguma textura, e
esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, para que a
textura apareça na folha.
No campo da arte, essa técnica foi usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista,
escultor e escritor alemão Max Ernest (1891 – 1976), um dos fundadores do
movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.
- Já em sala de aula, o professor vai pedir aos alunos para fazerem uma composição
com colagem utilizando as texturas que eles conseguiram através da frotagem.
- Peça a turma para trabalhar em duplas. Peça aos alunos para fazerem uma
montagem com muita cor e variedades de texturas. Incentive-os a recortar os
desenhos que foram conseguidos das texturas e colocarem uns sobre os outros,
formando uma linda composição. (Colar no papel cartão preto)
- Lembre os alunos para colocar a cola nos recortes somente depois que a composição
estiver montada.
- Deixe os alunos criarem livremente suas composições e no final, peça que cada dupla
apresente seus trabalhos.
https://www.firstpalette.com/Craft_themes/Nature/Leaf_Rubbings/Leaf_Rubbings.html
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão 9. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Depois de comentar o caso de Gandhi, o autor atinge o tema sobre o qual realmente quer falar, que é:
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).
As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo
- Ciências - Fundamental | 03.4. As relações alimentares entre os seres vivos: cadeias alimentares
Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=10&t=6381. Acesso em: 21 out. 2011.
Explique a reação do homem-formiga no último quadrinho.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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