Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).
As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo
Questões relacionadas
- Biologia | 13. Genética
A análise do padrão eletroforético de fragmentos de DNA é, atualmente, o método mais seguro para identificar pessoas, sendo amplamente utilizado em investigações policiais e processos judiciais. Os testes de identificação de pessoas pelo DNA utilizam sondas capazes de detectar sequências de DNA não codificante, denominadas VNTRs (Variable Number of Tandem Repeats), ou seja, número variável de repetições em sequência. A análise dos testes de DNA a seguir foi feita para solucionar uma investigação. A sequência de fragmentos de DNA que está no início foi feita em leucócitos presentes em uma mancha de sangue encontrada no local do delito. As demais sequências foram feitas a partir de leucócitos do sangue de cinco suspeitos.
Com base na análise do DNA, considera-se como autor do delito o suspeito de número
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Apesar da ciência, ainda é possível acreditar no sopro divino – o momento em que o Criador deu vida até ao mais insignificante dos micro-organismos?
Resposta de Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, nomeado pelo papa Bento XVI em 2007:
"Claro que sim. Estaremos falando sempre que, em algum momento, começou a existir algo, para poder evoluir em seguida. O ato do criador precede a possibilidade de evolução: só evolui algo que existe. Do nada, nada surge e evolui."
LIMA, Eduardo. Testemunha de Deus. SuperInteressante, São Paulo, n. 263-A, p. 9, mar. 2009 (com adaptações).
Resposta de Daniel Dennet, filósofo americano ateu e evolucionista radical, formado em Harvard e Doutor por Oxford:"É claro que é possível, assim como se pode acreditar que um super-homem veio para a Terra há 530 milhões de anos e ajustou o DNA da fauna cambriana, provocando a explosão da vida daquele período. Mas não há razão para crer em fantasias desse tipo."LIMA, Eduardo. Advogado do Diabo. SuperInteressante, São Paulo, n. 263-A, p. 11, mar. 2009 (com adaptações).
Os dois entrevistados responderam a questões idênticas, e as respostas a uma delas foram reproduzidas aqui. Tais respostas revelam opiniões opostas: um defende a existência de Deus e o outro não concorda com isso. Para defender seu ponto de vista, - Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFJF) Uma espécie vegetal possui 2n = 10 cromossomos em suas células somáticas. Um estudante, ao analisar células meióticas desta espécie, observará na metáfase I um total de:
- História | 1.7 Período Joanino
(UFMG) “Pernambucanos [...] o povo está contente, já não há distinção entre brasileiros e europeus, todos se conhecem irmãos, descendentes da mesma origem, habitantes do mesmo país, professos na mesma religião. Um governo provisório iluminado, escolhido entre todas as ordens do Estado, preside a vossa felicidade; confiai no seu zelo e no seu patriotismo. Vós vereis consolidar-se a vossa fortuna, vós sereis livres do peso de enormes tributos que gravam sobre vós; o vosso, e nosso país subirá ao ponto de grandeza que há muito o espera, e vós colhereis o fruto dos trabalhos e do zelo dos vossos cidadãos. [...] A pátria é a nossa mãe comum; vós sois seus filhos, sois descendentes dos valorosos lusos, sois portugueses, sois americanos, sois brasileiros, sois pernambucanos”.
Proclamação do Governo Provisório Revolucionário de Pernambuco. 9 mar. 1817.
A partir da leitura do documento e dos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a alternativa INCORRETA a respeito das propostas dos revolucionários pernambucanos de 1817.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(IFBA) Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, tais como, cigarro, exposição excessiva ao sol e alguns vírus.
Instituto Nacional de Câncer (INCA). Disponível em http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322. Acesso em 7 ago. 2017.
De acordo com a parte descrita no trecho acima, “o crescimento desordenado de células”, qual seria o processo no organismo humano que pode causar tal crescimento incomum e, consequentemente, estar envolvido no desenvolvimento de câncer? Escolha a alternativa que contém a resposta correta.