10.MATERIAIS
- Giz de cera
- Papel ofício
- Papel cartão preto
- Cola
- Tesoura
PROCEDIMENTOS
- O professor vai levar os alunos para a sala de informática da escola e pedir para pesquisarem
e observarem a aplicabilidade do tema “textura” em obras de arte (sugestão de artistas:
Gustav Klimt, Jackson Pollock, Paull Klee, Josep Guinovart, Kandisky, dentre outros),
aprofundando assim o conhecimento sobre o tema podendo então aplicar nos trabalhos
feitos em sala de aula
Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=153
- Em seguida, pedir aos alunos para fazerem um passeio na escola e com o papel ofício e giz de
cera, recolher o maior número de texturas para compor seus trabalhos com o tema livre.
- Esta técnica que será usada pelos alunos se chama frotagem. (Frotagem - palavra
“Frottage” é de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”. Consiste em colocar
uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que contém alguma textura, e
esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, para que a
textura apareça na folha.
No campo da arte, essa técnica foi usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista,
escultor e escritor alemão Max Ernest (1891 – 1976), um dos fundadores do
movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.
- Já em sala de aula, o professor vai pedir aos alunos para fazerem uma composição
com colagem utilizando as texturas que eles conseguiram através da frotagem.
- Peça a turma para trabalhar em duplas. Peça aos alunos para fazerem uma
montagem com muita cor e variedades de texturas. Incentive-os a recortar os
desenhos que foram conseguidos das texturas e colocarem uns sobre os outros,
formando uma linda composição. (Colar no papel cartão preto)
- Lembre os alunos para colocar a cola nos recortes somente depois que a composição
estiver montada.
- Deixe os alunos criarem livremente suas composições e no final, peça que cada dupla
apresente seus trabalhos.
https://www.firstpalette.com/Craft_themes/Nature/Leaf_Rubbings/Leaf_Rubbings.html