Texto base: Observe o mapa de Fusos Horários com horário de verão do Brasil.
Disponível em: < http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/horario-de-verao-muda-mapa-de-fusos-horarios-no-brasil-veja.html>. Acesso em 29 mar. 2018.
Enunciado:
O Brasil possui fusos horários diferentes e em um período do ano utiliza-se o horário de verão. Sobre o horário de verão entende-se que é uma política para
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 03. Biotecnologias
Texto base: As mitocôndrias são organoides que estão imersos no citosol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das células eucariontes. Elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares. A imagem informa sobre problemas de saúde relacionados a esses organoides.
Disponível em: https://goo.gl/pScMlA. Acesso em: 09 nov. 2016.
Uma das possíveis formas de tratamento desses problemas de saúde deve assegurar que
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento impressas coloridas em tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
- Cartolina no tamanho A4 dividida em três partes iguais, assim:
- Tintas guache Acrilex coloridas
- Copinhos de plástico de café para distribuição de tintas
- Copos de plástico de 250 ml para água
- Pincéis
- Papel toalha ou flanelas para limpeza de material
Desenvolvimento:
1 - Na página 19 do Livro de Arte, os autores convidam a refletir sobre as pinceladas do artista Van Gogh.
Observe com seus alunos outras obras do artista:
GOGH, Vincent Van. Autorretrato.1889. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Sower with Setting Sun, 1888. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Retrato do Dr. Gachet, 1890. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
2 - Converse com as crianças sobre o fato de que o movimento das mãos do artista definem a pincelada ou o modo como a tinta é aplicada. Conduza os alunos a perceber que, tanto em Noite Estrelada (página 19 do Livro) como no Autorretrato, prevalece o movimento ondular. Já na segunda imagem apresentada no desenvolvimento, temos pequenos pontos, batidinhas do pincel cheio de tinta e, na terceira imagem, Van Gogh preenche a maioria da obra com pequenos tracinhos, um ao lado do outro.
3 - Organize a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Distribua a cartolina já dividida em três partes iguais e anuncie que farão experiências buscando repetir o movimento das mãos de Van Gogh em cada obra. Na primeira parte do papel, extrema direita, como em Noite Estrelada: movimentos ondulares, na parte central do papel: pequenas batidinhas com o pincel e, na extrema esquerda, tracinhos.
4 - Distribua agora as tintas em copinhos de café tendo a preocupação de colocar tinta apenas em 1/3 do copinho para evitar acidentes.
5 - Distribua os copos de 250 ml com água também pela metade e coloque papel toalha ou flanela em cada mesa.
6 - Antes de distribuir os pincéis, explique novamente o que será feito e lembre à turma sobre a importância de lavar e secar bem o pincel antes de trocar de cor para não sujar uma tinta com a outra.
7 - Monte uma exposição com os resultados como se fosse uma colcha de retalhos.
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UERJ)
A ampliação da oferta de alimentos é um dos maiores desafios da humanidade para as próximas décadas.
Com base na disponibilidade do recurso natural representada no gráfico, o país com maior potencial para expansão do seu setor agropecuário é:
- Ciências - Fundamental | 02. Transformações da Matéria
Texto base:
Um processo realizado pelo Saccharomyces cerevisae proporciona o crescimento da massa do pão.
Enunciado:
O processo realizado pelo ser em questão e a explicação pela qual ele promove o crescimento da massa é a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Sobre o processo de unificação do Egito é correto afirmar que