Explicaê

01

Materiais:

  • Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento impressas coloridas em tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
  • Cartolina no tamanho A4 dividida em três partes iguais, assim:

   Imagem  

     

   

  • Tintas guache Acrilex coloridas
  • Copinhos de plástico de café para distribuição de tintas
  • Copos de plástico de 250 ml para água
  • Pincéis
  • Papel toalha ou flanelas para limpeza de material


   Desenvolvimento:  

  1 - Na página 19 do Livro de Arte, os autores convidam a refletir sobre as pinceladas do artista Van Gogh.  

  Observe com seus alunos outras obras do artista:  

  Imagem  

  GOGH, Vincent Van. Autorretrato.1889. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.  


    Imagem  

  GOGH, Vincent Van. Sower with Setting Sun, 1888. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.

 

  Imagem  

  GOGH, Vincent Van. Retrato do Dr. Gachet, 1890. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.  

   

  2 - Converse com as crianças sobre o fato de que o movimento das mãos do artista definem a pincelada ou o modo como a tinta é aplicada. Conduza os alunos a perceber que, tanto em Noite Estrelada (página 19 do Livro) como no Autorretrato, prevalece o movimento ondular. Já na segunda imagem apresentada no desenvolvimento, temos pequenos pontos, batidinhas do pincel cheio de tinta e, na terceira imagem, Van Gogh preenche a maioria da obra com pequenos tracinhos, um ao lado do outro.  

  3 - Organize a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Distribua a cartolina já dividida em três partes iguais e anuncie que farão experiências buscando repetir o movimento das mãos de Van Gogh em cada obra. Na primeira parte do papel, extrema direita, como em Noite Estrelada: movimentos ondulares, na parte central do papel: pequenas batidinhas com o pincel e, na extrema esquerda, tracinhos.  

  4 - Distribua agora as tintas em copinhos de café tendo a preocupação de colocar tinta apenas em 1/3 do copinho para evitar acidentes.  

  5 - Distribua os copos de 250 ml com água também pela metade e coloque papel toalha ou flanela em cada mesa.  

  6 - Antes de distribuir os pincéis, explique novamente o que será feito e lembre à turma sobre a importância de lavar e secar bem o pincel antes de trocar de cor para não sujar uma tinta com a outra.  

  7 - Monte uma exposição com os resultados como se fosse uma colcha de retalhos.