Materiais:
- Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento impressas coloridas em tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
- Cartolina no tamanho A4 dividida em três partes iguais, assim:
- Tintas guache Acrilex coloridas
- Copinhos de plástico de café para distribuição de tintas
- Copos de plástico de 250 ml para água
- Pincéis
- Papel toalha ou flanelas para limpeza de material
Desenvolvimento:
1 - Na página 19 do Livro de Arte, os autores convidam a refletir sobre as pinceladas do artista Van Gogh.
Observe com seus alunos outras obras do artista:
GOGH, Vincent Van. Autorretrato.1889. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Sower with Setting Sun, 1888. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Retrato do Dr. Gachet, 1890. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
2 - Converse com as crianças sobre o fato de que o movimento das mãos do artista definem a pincelada ou o modo como a tinta é aplicada. Conduza os alunos a perceber que, tanto em Noite Estrelada (página 19 do Livro) como no Autorretrato, prevalece o movimento ondular. Já na segunda imagem apresentada no desenvolvimento, temos pequenos pontos, batidinhas do pincel cheio de tinta e, na terceira imagem, Van Gogh preenche a maioria da obra com pequenos tracinhos, um ao lado do outro.
3 - Organize a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Distribua a cartolina já dividida em três partes iguais e anuncie que farão experiências buscando repetir o movimento das mãos de Van Gogh em cada obra. Na primeira parte do papel, extrema direita, como em Noite Estrelada: movimentos ondulares, na parte central do papel: pequenas batidinhas com o pincel e, na extrema esquerda, tracinhos.
4 - Distribua agora as tintas em copinhos de café tendo a preocupação de colocar tinta apenas em 1/3 do copinho para evitar acidentes.
5 - Distribua os copos de 250 ml com água também pela metade e coloque papel toalha ou flanela em cada mesa.
6 - Antes de distribuir os pincéis, explique novamente o que será feito e lembre à turma sobre a importância de lavar e secar bem o pincel antes de trocar de cor para não sujar uma tinta com a outra.
7 - Monte uma exposição com os resultados como se fosse uma colcha de retalhos.