Verifique quais das sentenças estão com as equivalências corretas na forma de fração, na qual o numerador e o denominador são números inteiros.
I. cento e dois milésimos =
II. oito terços =
III. vinte e um centésimos de milésimos =
IV. sete quartos =
V. dezessete trezentos e três avos =
Podemos dizer que a afirmativa correta é:
Questões relacionadas
- Literatura | 3. Produção Colonial
(UPE) “Ali ficamos um pedaço, bebendo e folgando, ao longo dela, entre esse arvoredo, que é tanto, tamanho, tão basto e de tantas prumagens, que homens as não podem contar. Há entre ele muitas palmas, de que colhemos muitos e bons palmitos.”
“Parece-me gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos, porque eles, segundo parece, não têm, nem entendem nenhuma crença. E, portanto, se os degredados, que aqui hão de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa intenção de Vossa Alteza, se hão de fazer cristãos e crer em nossa santa fé, à qual praza a Nosso Senhor que os traga, porque, certo, esta gente é boa e de boa simplicidade. E imprimir-se-á ligeiramente neles qualquer cunho, que lhes quiserem dar. E pois Nosso Senhor, que lhes deu bons corpos e bons rostos, como a bons homens, por aqui nos trouxe, creio que não foi sem causa.”
“Eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios, que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.”
Partindo da leitura das três citações da Carta de Pero Vaz de Caminha, analise os itens a seguir:
I. Trata-se de um documento histórico que exalta a terra descoberta mediante o uso de expressões valorativas dos hábitos e costumes de seus habitantes, o que, de um lado, revela a surpresa dos portugueses recém-chegados, de outro, tem a intenção de instigar o rei a dar início à colonização.
II. Ao afirmar que os habitantes da nova terra não têm nenhuma crença, Caminha faz uma avaliação que denota seu desconhecimento sobre a cultura daqueles que habitam a terra descoberta, pois todos os grupos sociais, primitivos ou não, têm suas crenças e mitos.
III. Caminha usa a conversão dos gentios como argumento para atrair a atenção do Rei Dom Manuel sobre a terra descoberta, colocando, mais uma vez, a expansão da fé cristã como bandeira dos conquistadores portugueses.
IV. Ao afirmar que os habitantes da terra descoberta não lavram nem criam, alimentam-se do que a natureza lhes oferece, Caminha tece uma crítica à inaptidão e inércia daqueles que vivem mal, utilizando, por desconhecimento, as riquezas naturais da região.
V. As citações revelam que a Carta do Achamento do Brasil tem por objetivo descrever a nova terra de modo a atrair os que estão distantes pela riqueza e beleza de que é possuidora.
Estão CORRETOS, apenas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. A imagem a seguir é um calendário de feriados de 2006. Analise-o com atenção.
Disponível em: http://www.cbpds.com.br/html/calend2006.htm. Acesso: 15 out. 2011.
A) Identifique dois eventos ou celebrações exclusivos do ano de 2006.
B) Identifique em qual dia da semana se deu a passagem de 2005 para 2006.
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
(ENEM) A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.
THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).
Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://www.omeninomaluquinho.com.br/PaginaTirinha/PaginaAnterior.asp?da=01042013>. Acesso em: 21 jan. 2016
Enunciado:
- Por que as crianças estavam querendo fazer uma greve?
- Releia o segundo quadrinho. O que Maluquinho quis dizer quando afirmou que o momento não era “propício”?
- Se você trocar, no primeiro quadrinho, a palavra aumentar por uma antônima a ela, o que acontecerá ao texto?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A luta contra a escravidão no Brasil intensificou-se a partir de 1850. No entanto, a libertação dos escravizados só ocorreu em 1888. Podemos dizer que foi uma longa jornada para os abolicionistas. Com base no que você aprendeu sobre o assunto acima citado, assinale a alternativa correta.