A luta contra a escravidão no Brasil intensificou-se a partir de 1850. No entanto, a libertação dos escravizados só ocorreu em 1888. Podemos dizer que foi uma longa jornada para os abolicionistas. Com base no que você aprendeu sobre o assunto acima citado, assinale a alternativa correta.
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Processo de criação de BH é tema de exposição do Museu Abílio Barreto
O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) inaugurou, em seu casarão, a exposição Paisagem em Mutação: a invenção de Belo Horizonte. A mostra narra o processo de criação da cidade, que nasceu para ser capital de Minas.
Arraial do Curral Del Rei, Arraial do Belo Horizonte, Cidade de Minas, Belo Horizonte. Diversos foram os nomes de nossa cidade e muitas vezes foram transformadas suas paisagens. A nova capital de Minas Gerais foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, dentro do prazo previsto, mas ainda incompleta e pouco habitada. Apesar de nascer batizada com o nome de Cidade de Minas, em 1901, diante do flagrante desuso de seu nome oficial, voltou a chamar-se Belo Horizonte.
Ao percorrer os cômodos do Casarão, em meio a textos narrativos, objetos de uso doméstico, mobiliário, quadros, documentos textuais, livros, mapas e fotografias, o visitante poderá acompanhar essa história.
Adaptado de http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=37434&pIdPlc=&app=salanoticias
a) Coloque-se como um visitante da exposição no Museu Abílio Barreto e descreva uma mudança que aconteceu em Belo Horizonte desde a sua inauguração em 1897 até os dias de hoje.
b) Aponte o principal responsável pelas modificações em espaços urbanos.
c) Seria possível uma cidade permanecer da mesma forma desde a sua criação? Explique sua resposta.
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A diversidade cultural no Brasil é
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Qual manifestação de arte africana que também representa a posição de hierarquia?
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(UECE) Atente para o seguinte excerto: “A miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em Senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre esses dois extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até esposas legítimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratização social do Brasil. Entre os filhos mestiços, legítimos e mesmo ilegítimos, havidos delas pelos Senhores brancos, subdividiu-se parte considerável das grandes propriedades, quebrando-se assim a força das sesmarias feudais e dos latifúndios do tamanho de reinos”.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 52 ed. São Paulo: Global, 2013.
O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre aponta, na citação acima, a criação de uma “democracia racial” na história da relação entre senhores e escravos no Brasil escravocrata. Assim, mesmo que se possa criticar tal concepção, a perspectiva teórico-sociológica de Freyre afirma que:
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A igualdade, a universalidade e o caráter natural dos direitos humanos ganharam uma expressão política direta pela primeira vez na Declaração da Independência americana de 1776 e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Embora se referisse aos “antigos direitos e liberdades” estabelecidos pela lei inglesa e derivados da história inglesa, a Bill of Rights inglesa de 1689 não declarava a igualdade, a universalidade ou o caráter natural dos direitos. Os direitos são humanos não apenas por se oporem a direitos divinos ou de animais, mas por serem os direitos de humanos em relação uns aos outros.
(Adaptado de Lynn Hunt, A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 19.)
Assinale a alternativa correta.