Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://www.omeninomaluquinho.com.br/PaginaTirinha/PaginaAnterior.asp?da=01042013>. Acesso em: 21 jan. 2016
Enunciado:
- Por que as crianças estavam querendo fazer uma greve?
- Releia o segundo quadrinho. O que Maluquinho quis dizer quando afirmou que o momento não era “propício”?
- Se você trocar, no primeiro quadrinho, a palavra aumentar por uma antônima a ela, o que acontecerá ao texto?
Questões relacionadas
- História | 6.04 Doutrinas Sociais
(FUVEST 2010 1ª FASE) No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 “é primariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo”.
E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875
A “ordem social” e as “ideias e credos” a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como
- Geografia - Fundamental | 6.01 México
O México se destaca na América Latina como um dos países de maior nível de industrialização. Também o setor comercial e de serviços é muito dinâmico no país, atraindo pessoas e empresários de muitos lugares do mundo. No entanto, alguns problemas estruturais dificultam a vida de muitos mexicanos.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um exemplo de setor economicamente dinâmico e um problema socioespacial muito significativo no território mexicano
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Nos dias atuais, o amplo uso de objetos de plástico gera bastante lixo, que muitas vezes é eliminado pela população por meio da queima. Esse procedimento é prejudicial ao meio ambiente por lançar substâncias poluentes. Para constatar esse problema, um estudante analisou a decomposição térmica do policloreto de vinila (PVC), um tipo de plástico, cuja estrutura é representada na figura.
Para realizar esse experimento, o estudante colocou uma amostra de filme de PVC em um tubo de ensaio e o aqueceu, promovendo a decomposição térmica. Houve a liberação majoritária de um gás diatômico heteronuclear que foi recolhido em um recipiente acoplado ao tubo de ensaio. Esse gás, quando borbulhado em solução alcalina diluída contendo indicador ácido-base, alterou a cor da solução. Além disso, em contato com uma solução aquosa de carbonato de sódio (Na2CO3), liberou gás carbônico.
Qual foi o gás liberado majoritariamente na decomposição térmica desse tipo de plástico?
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A produção de aço envolve o aquecimento do minério de ferro, junto com carvão (carbono) e ar atmosférico em uma série de reações de oxirredução. O produto é chamado de ferro-gusa e contém cerca de 3,3% de carbono. Uma forma de eliminar o excesso de carbono é a oxidação a partir do aquecimento do ferro-gusa com gás oxigênio puro. Os dois principais produtos formados são aço doce (liga de ferro com teor de 0,3% de carbono restante) e gás carbônico. As massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxigênio são, respectivamente, 12 g/mol e 16 g/mol.
LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 1999 (adaptado).
Considerando que um forno foi alimentado com 2,5 toneladas de ferro-gusa, a massa de gás carbônico formada, em quilogramas, na produção de aço doce, é mais próxima de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
A menina e o sapo
Marcia Paganini Cavéquia Nina, menina airosa, formosa como ela só.
Bonito era ver Nina correr.
Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa.
Nina corria pelo jardim.
Nina caía no gramado.
Nina fazia folia. E ria.
À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia.
Certa vez, enquanto passeava pelo jardim, Nina viu um sapo.
Sapo também viu Nina.
"Será que, se Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?"
Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria.
Nina beijou o sapo.
Sapo continuou sapo.
Não virou príncipe.
Mas se apaixonou por Nina.
Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina.
Na cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma terrível feiticeira. Disponível em<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/menina-sapo-634199.shtm >Acesso em: 08 mar. 2014.
Releia os seguintes trechos do texto e explique o significado das palavras destacadas, dentro do contexto.
- A) “Nina, menina airosa, formosa como ela só.”
- B) “À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia.”
- C) “Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina.”
D) “Nina fazia folia. E ria.”